Home Top Ad

Deus e o mundo pelo olhar de uma menina índia, na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
Em mais um episódio inédito, de O Olhar que Vem de Dentro que a TV Brasil exibe no domingo (5), às 6h, acompanha as experiências de Buni, uma menina de 8 anos que pertence ao povo indígena Kaxinawá, na floresta amazônica, região do Acre próxima ao Peru.

Buni deixou a floresta e foi morar na cidade de Rio Branco (AC), a fim de estudar. Ela faz parte do centro Huwã Karu Yuxibu, criado para estimular o fortalecimento da cultura huni kuin na cidade. A menina relata o sentimento de tristeza em face à destruição da floresta e aspectos de sua atual vida na cidade em contraste com seu antigo dia a dia na comunidade indígena.

"Arroz, feijão e macarrão são comidas diferentes da aldeia. Na floresta, tem as plantas medicinais e os espíritos que nos protegem”, conta Buni na língua de seu povo. “Aprendi sobre as plantas medicinais e corria com as outras crianças. Eu pescava muito com elas e trazíamos a panela cheia de peixes."

Autodenominados “huni kuin” (que significa "homens verdadeiros" ou "gente com costumes conhecidos"), os Kaxinawá têm uma forte ligação com o bioma que os circunda e com o sobrenatural. A etnomedicina e o poder do xamanismo ("muka") se dão pelo contato com o mundo espiritual, que alcançam nos rituais coletivos por meio de sonhos, do uso do rapé e da bebida "nixi pae."

"Deus é nosso verdadeiro Yuxibu. Foi ele que nos gerou e criou a floresta toda", conclui Buni.

Com 13 edições de 13 minutos, Olhar que Vem de Dentro parte da realidade de jovens e crianças para estimular a reflexão sobre espiritualidade. A série permite ao público acompanhar vivências espirituais e perceber a riqueza da religiosidade nacional. Destaque para o ecumenismo, a convivência harmônica de credos e o sincretismo, características das crenças no Brasil.

A série investiga como o bullying e o respeito inter-religioso são pautas importantes no universo infantojuvenil. Crianças de diferentes idades e de várias regiões do país contam o que vivenciam nos credos e explicam os desafios que enfrentam por causa da fé, seja na escola, seja em família e na comunidade, em geral.

Entre as religiões abordadas estão o Mormonismo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; o Budismo Kadampa; o Judaísmo Masorti; o Santo Daime; a Arca da Montanha Azul; o Islamismo; o Catolicismo; a Casa da Benção e o Vixnuísmo ou Vaishnavismo, tradição do Hinduísmo.

Criada pela produtora amazônica Saci Filmes em 2018, O olhar que vem de dentro tem direção de Sérgio de Carvalho, Pedro Von Kruger e Pedro Sotero. Esse conteúdo independente foi selecionado pelo programa Brasil de Todas as Telas, linha do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.