Reprodução |
O Jornal da Cultura deste sábado (25/07) exibe uma entrevista exclusiva com o poeta e escritor Oswaldo de Camargo, considerado uma importante influência intelectual do movimento negro e autor de obras que se tornaram referência no estudo da literatura brasileira.
Militante desde os 19 anos de idade, o escritor de 84 anos terá três de suas obras mais importantes publicadas pela editora Companhia das Letras no ano que vem. Uma delas é “15 Poemas Negros”, livro de 1961 que teve prefácio escrito pelo sociólogo Florestan Fernandes e está fora de catálogo há décadas.
Camargo é também pai do atual presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo. Nomeado para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, Sérgio causou polêmica por suas críticas à atuação do movimento negro no Brasil.
"Uma das coisas do Sérgio é que ele expõe alguns pensamentos que muita gente, até muitos negros, deixa ocultos. Isso é até um ato de coragem, mas uma coragem que eu acho que pode ser contraproducente", afirma Oswaldo de Camargo, na entrevista à jornalista Joyce Ribeiro.
O escritor também analisa o momento atual da militância negra no Brasil, após as recentes mobilizações de protesto contra o racismo em todo o mundo, e fala de sua visão sobre a importância da liberdade de imaginação na produção literária.
O Jornal da Cultura vai ao ar de segunda a sábado, às 21h15.
Tags
Programação