Pianista Nelson Freire é tema de documentário de João Moreira Salles no canal Curta!

Divulgação
A trajetória de um menino-prodígio do interior de Minas Gerais que se tornou um dos maiores pianistas do mundo é retratada no documentário de longa-metragem que leva o seu nome: “Nelson Freire”. A rotina do artista em concertos e recitais é acompanhada de perto pela equipe de filmagem, e o resultado deste trabalho, sob direção de João Moreira Salles, poderá ser visto no Curta!. 
 
O documentário fragmenta a narrativa em uma linha do tempo contínua entre a infância, os primeiros contatos com o piano e a maturidade de Nelson. O diretor abriu mão dos clássicos depoimentos de familiares, críticos e especialistas, que poderiam falar sobre o artista. A exceção está na presença de Martha Argerich, renomada pianista argentina e amiga de Nelson há mais de 40 anos.
 
Ao aproximar-se do protagonista, o filme revela seu temperamento introspectivo e sua notável capacidade criativa. “Nelson Freire” foi filmado no Rio de Janeiro, em São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001. A exibição é na Segunda da Música, 06/07, às 22h.
 
‘O Sal da Terra' narra a trajetória do fotógrafo Sebastião Salgado

O documentário franco-ítalo-brasileiro “O Sal da Terra” é uma obra dos diretores Wim Wenders e Juliano Salgado sobre a vida e a carreira do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. A abordagem de Wenders, cineasta consagrado, mescla-se com o olhar afetivo de Juliano, filho de Sebastião, diante do desafio de retratar o renomado fotógrafo e contar a sua história.  
 
O filme retoma os primeiros trabalhos de Sebastião em Serra Pelada, além de seus registros da miséria na África e no Nordeste do Brasil. Também fala do que é considerada a obra-prima do fotógrafo, o livro “Gênesis”, composto por mais de 500 páginas com imagens da natureza em diversas tonalidades de preto e branco.  A exibição é na Terça das Artes, 07/07, às 22h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato