Home Top Ad

Pianista Nelson Freire é tema de documentário de João Moreira Salles no canal Curta!

Share:

Divulgação
A trajetória de um menino-prodígio do interior de Minas Gerais que se tornou um dos maiores pianistas do mundo é retratada no documentário de longa-metragem que leva o seu nome: “Nelson Freire”. A rotina do artista em concertos e recitais é acompanhada de perto pela equipe de filmagem, e o resultado deste trabalho, sob direção de João Moreira Salles, poderá ser visto no Curta!. 
 
O documentário fragmenta a narrativa em uma linha do tempo contínua entre a infância, os primeiros contatos com o piano e a maturidade de Nelson. O diretor abriu mão dos clássicos depoimentos de familiares, críticos e especialistas, que poderiam falar sobre o artista. A exceção está na presença de Martha Argerich, renomada pianista argentina e amiga de Nelson há mais de 40 anos.
 
Ao aproximar-se do protagonista, o filme revela seu temperamento introspectivo e sua notável capacidade criativa. “Nelson Freire” foi filmado no Rio de Janeiro, em São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001. A exibição é na Segunda da Música, 06/07, às 22h.
 
‘O Sal da Terra' narra a trajetória do fotógrafo Sebastião Salgado

O documentário franco-ítalo-brasileiro “O Sal da Terra” é uma obra dos diretores Wim Wenders e Juliano Salgado sobre a vida e a carreira do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. A abordagem de Wenders, cineasta consagrado, mescla-se com o olhar afetivo de Juliano, filho de Sebastião, diante do desafio de retratar o renomado fotógrafo e contar a sua história.  
 
O filme retoma os primeiros trabalhos de Sebastião em Serra Pelada, além de seus registros da miséria na África e no Nordeste do Brasil. Também fala do que é considerada a obra-prima do fotógrafo, o livro “Gênesis”, composto por mais de 500 páginas com imagens da natureza em diversas tonalidades de preto e branco.  A exibição é na Terça das Artes, 07/07, às 22h.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.