TV Brasil estreia documentários "Artes da Memória" e "Alma Sonora" nesta sexta

Divulgação TV Brasil
Com foco na preservação e na difusão do patrimônio material e imaterial, os documentários "Artes da Memória" e "Alma Sonora" estreiam na programação da TV Brasil nesta sexta (24), em sequência, a partir das 21h30. As obras nacionais foram produzidas pelo Instituto Câmara Clara.

A primeira produção, "Artes da Memória" (2018) investiga o significado atribuído a essa área de conhecimento. Para explorar as referências sobre o assunto, o filme consulta rendeiras, historiadoras, parteiras, pescadores, antropólogos e artistas.

O documentário traça um panorama sobre essa reflexão a partir de lembranças e sensações provocadas por imagens, aromas, sabores, objetos e paisagens sonoras, voos e mergulhos. Com 29 minutos, a produção catarinense tem direção, roteiro, câmera e edição de Daniel Choma. A proposta do filme é abordar os sentidos da memória e a memória dos sentidos.

"Artes da Memória" elabora narrativas a partir do exercício de recordação, do elo entre presente e passado e da inserção das pessoas e grupos no tempo. A película ainda analisa o esquecimento enquanto recurso necessário à sobrevivência humana e as formas de diferentes culturas o alcançarem.

Trabalho do luthier no doc "Alma Sonora"

Logo depois, às 22h, a TV Brasil exibe a obra "Alma Sonora" (2017) que registra personagens e bastidores da escola de Lutheria de Atibaia. O conteúdo audiovisual revela as minúcias na construção de violas, da escolha da madeira aos detalhes de acabamento.

Com 23 minutos, o curta é fruto dos processos gerados nas oficinas de documentário, viola e canção realizadas pelo projeto intergerações viola paulista em São Paulo. O filme também tem direção, fotografia e edição de Daniel Choma.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato