Home Top Ad

TV Brasil estreia documentários "Artes da Memória" e "Alma Sonora" nesta sexta

Share:

Divulgação TV Brasil
Com foco na preservação e na difusão do patrimônio material e imaterial, os documentários "Artes da Memória" e "Alma Sonora" estreiam na programação da TV Brasil nesta sexta (24), em sequência, a partir das 21h30. As obras nacionais foram produzidas pelo Instituto Câmara Clara.

A primeira produção, "Artes da Memória" (2018) investiga o significado atribuído a essa área de conhecimento. Para explorar as referências sobre o assunto, o filme consulta rendeiras, historiadoras, parteiras, pescadores, antropólogos e artistas.

O documentário traça um panorama sobre essa reflexão a partir de lembranças e sensações provocadas por imagens, aromas, sabores, objetos e paisagens sonoras, voos e mergulhos. Com 29 minutos, a produção catarinense tem direção, roteiro, câmera e edição de Daniel Choma. A proposta do filme é abordar os sentidos da memória e a memória dos sentidos.

"Artes da Memória" elabora narrativas a partir do exercício de recordação, do elo entre presente e passado e da inserção das pessoas e grupos no tempo. A película ainda analisa o esquecimento enquanto recurso necessário à sobrevivência humana e as formas de diferentes culturas o alcançarem.

Trabalho do luthier no doc "Alma Sonora"

Logo depois, às 22h, a TV Brasil exibe a obra "Alma Sonora" (2017) que registra personagens e bastidores da escola de Lutheria de Atibaia. O conteúdo audiovisual revela as minúcias na construção de violas, da escolha da madeira aos detalhes de acabamento.

Com 23 minutos, o curta é fruto dos processos gerados nas oficinas de documentário, viola e canção realizadas pelo projeto intergerações viola paulista em São Paulo. O filme também tem direção, fotografia e edição de Daniel Choma.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.