TV Brasil exibe filme "Cala a Boca, Etelvina", com Dercy Gonçalves, nesta quinta

Divulgação TV Brasil
A comédia "Cala a Boca, Etelvina" (1958) é o destaque da sessão Cine Retrô, faixa de filmes com clássicos da sétima arte que a TV Brasil apresenta nesta quinta (23), às 22h30, com grandes personalidades que fizeram história no cinema nacional.

Estrelado pela saudosa atriz e humorista Dercy Gonçalves, o longa também conta com o ator Paulo Goulart, galã que marcou época na dramaturgia brasileira. Em preto e branco, a trama é uma das cinco obras protagonizadas pela irreverente artista que a emissora pública exibe em sua programação.

Em ordem cronológica, a TV Brasil leva ao ar grandes produções brasileiras realizadas nos anos 1950 e 1960 com Dercy. A mostra já contou com os títulos "A Baronesa Transviada" (1957) e "Uma Certa Lucrécia" (1957).

Após o título atual, as próximas atrações da sessão Cine Retrô são "Dona Violante Miranda" (1960) e "Sonhando com Milhões" (1963). Além da janela às quintas, às 22h30, com reprise às 2h30 de quinta para sexta-feira, a faixa tem espaço na programação da emissora pública aos sábados, às 16h.

Com mais de oito décadas de carreira, Dercy Gonçalves teve uma trajetória de sucesso no teatro, cinema e televisão. A atriz faleceu em 2008 aos 101 anos. A seleção de obras em cartaz na TV Brasil destaca todo o talento da artista para o humor com sua verve cômica exaltada.

Além da inesquecível Dercy, as obras que a emissora pública exibe no Cine Retrô reúnem diversas personalidades da dramaturgia nacional como Grande Otelo, Odete Lara, Mauro Mendonça, Zezé Macedo e Paulo Goulart. Várias dessas produções incluem, ainda, números musicais emocionantes com ídolos de diversas gerações.

A TV Brasil ainda resgata outros clássicos do audiovisual na sessão Retrô Madrugada que vai ao ar de segunda a sexta, às 4h com produções marcantes. A faixa traz hilários filmes de humor do saudoso ator e diretor Amácio Mazzaropi e episódios da histórica série O Vigilante Rodoviário, pioneira na dramaturgia do país.

Enredo repleto de tramoias

Com roteiro baseado na peça teatral de Armando Gonzaga, o longa "Cala a Boca, Etelvina" tem diversas sequências musicais com astros como Emilinha Borba em "Cachito"; Nelson Gonçalves em "Atiraste uma Pedra"; Golden Boys em "Meu Romance com Laura" e Jackson do Pandeiro em "Fantasia Nordestina". Helio Barroso dirigiu os números musicais enquanto Eurides Ramos conduziu o restante do filme.

Na trama, Etelvina (Dercy Gonçalves) é uma empregada doméstica faladeira que costuma receber os cobradores na porta do apartamento de seus patrões endividados, Adelino (Paulo Goulart) e Zulmira (Mara di Carlo).

Sentindo-se humilhada com a condição financeira da família, Zulmira sai de casa apoiada pela mãe, Dona Emília (Sara Nobre). A patroa acaba deixando alguns vestidos para a funcionária Etelvina.

Adelino chega em casa e o sogro Libório (Humberto Catalano) conta o que aconteceu enquanto Etelvina usa um vestido de Zulmira no momento em que aparece Macário (Manoel Vieira), tio rico  e fazendeiro.

O milionário preza a unidade familiar e é a única esperança de melhoria da condição financeira do protagonista. Macário confunde Etelvina com Zulmira, mulher de seu sobrinho, Adelino, ao vê-la com aquele traje.

Libório convence Adelino e Etelvina a manterem a farsa achando que se Macário souber da separação do casal, não vai querer mais Adelino como herdeiro. A situação se complica quando Zulmira quer voltar.

No decorrer da história, Etelvina ainda se envolve em diversas confusões no papel de "patroa". A empregada arranja problemas com amigos indevidos e briga a tapas com a cozinheira. O caos se agrava quando Macário avisa que vai ficar como hóspede por um tempo bem maior do que o esperado inicialmente.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato