TV Cultura - Destaques da semana de 27 de julho a 02 de agosto

Divulgação TV Cultura
Conheça os destaques da programação da TV Cultura de 27 de agosto a 02 de agosto.

Roda Viva – Emicida

Nesta segunda-feira (27/7), o Roda Viva entrevista o cantor, compositor, poeta, escritor e produtor musical Emicida, uma das revelações do hip hop na década de 2000. A repercussão de seu trabalho já o levou a se apresentar em eventos internacionais como o Festival Coachella, nos Estados Unidos, e Back2Black Festival, em Londres. Com grande influência entre jovens, Emicida não deixa de expor também sua opinião sobre o cenário político brasileiro atual. A bancada de entrevistadores é formada por Pedro Borges, editor-chefe do portal Alma Preta; Pedro Antunes, criador de conteúdo digital e editor-chefe da revista Rolling Stone Brasil; Alexandre De Maio, quadrinista e repórter do portal Catraca Livre; Paula Carvalho, apresentadora do programa Morning Show da rádio Jovem Pan; e Adriana Couto, jornalista e apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura. Comandado por Vera Magalhães, o programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e Linkedin.

#Provoca – Péricles e Leandro Lehart

Nesta terça-feira (28/7), o #ProvocaEmCasa recebe remotamente os cantores Péricles e Leandro Lehart. Na entrevista, Leandro conta como foi ter contraído o novo coronavírus. “[...] Foram dias muito complicados. Eu não contei pra minha mãe, ela achava que eu estava em casa e eu estava na UTI. Minha mãe é uma senhora de 79 anos. Eu pensei muito nos meus amigos, na relação com o trabalho. Tem muita coisa que quero fazer e ainda não consegui. Pensei muito depois de tudo o que aconteceu”. Péricles, por sua vez, fala sobre racismo, preconceito musical e relacionamentos amorosos. Apresentado por Marcelo Tas, o programa vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Café Filosófico Expresso – Responsabilidade e Imigração

O Café Filosófico Expresso desta terça-feira (28/7) discute sobre responsabilidade e imigração. Em um mundo em que a tecnologia aproxima, o transporte ultrapassa a geografia e as línguas são traduzíveis, é preciso saber lidar com o outro, entendê-lo e respeitá-lo. A responsabilidade para com o de fora, o estrangeiro, precisa ser repensada com urgência. Os convidados são os escritores e psicanalistas Contardo Calligaris e Maria Lúcia Homem. Vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Revista do Esporte – Reta Final do Campeonato Paulista

No Revista do Esporte desta quarta-feira (29/7), os comentaristas Celso Unzelte, Vitor Birner, Roberto Rivellino e Arnaldo Ribeiro analisam a reta final do Campeonato Paulista, que tem sua fase de grupos chegando ao fim e inicia os confrontos eliminatórios das quartas de final. Com apresentação de Vladir Lemos, o programa vai ao ar ao vivo, a partir das 20h45, na TV Cultura.

Opinião – Reforma Tributária

Nesta quarta-feira (29/7), o programa Opinião fala sobre a reforma tributária. Após mais de um ano de espera, a proposta do governo Jair Bolsonaro acerca deste tema acaba de ser apresentada ao Congresso Nacional. O documento tem quatro fases e apenas a primeira delas foi encaminhada para os parlamentares. No programa, são apresentados os principais pontos deste documento elaborado pela equipe do Ministro da Economia Paulo Guedes e a forma como o Congresso recebeu esta proposta. Serão comentados, também, os trechos mais polêmicos, como a criação de um novo imposto para transações financeiras digitais. Com apresentação de Andresa Boni, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Noturno – Stuart Hamm

O Noturno desta quarta-feira (29/7) exibe uma apresentação do baixista norte-americano Stuart Hamm ao lado da talentosa instrumentista Ariane Cap, no Vijazz Blues Festival. Stuart é um dos mais influentes baixistas da última metade do século passado e se tornou muito conhecido por seus trabalhos ao lado de músicos como Steve Vai e Joe Satriani. A atração vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

Papo de Mãe – Perrengues de Mãe

O Papo de Mãe desta quinta-feira (30/7) fala sobre os “perrengues de mãe”: situações constrangedoras envolvendo os filhos e que são inevitáveis. Camila Fremder, uma das convidadas, já passou por vários perrengues maternos com o filho Arthur, de 1 ano e 9 meses. Também participa desta edição do Papo de Mãe a psicóloga Alessandra Camargo. No programa, estão em pauta diversas histórias de telespectadores, bem como um perrengue comum em muitos lares brasileiros: o sumiço das meias. Apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, vai ao ar às 19h10, na TV Cultura.

Doc. Mundo – A Arte da Espanha

Nesta quinta-feira (30/7), no Doc. Mundo, Andrew Graham-Dixon viaja para o centro da Espanha para explorar a arte do país nos séculos XVI e XVII. Do mundo místico de El Greco ao gênio Velázquez, este foi um momento tão extraordinário que ficou conhecido como a Idade de Ouro. Mas abaixo da superfície cintilante era um coração escuro e selvagem. Viajando da jóia arquitetônica de Toledo para a majestosa Madri, Graham-Dixon traça a ascensão e queda do Império Espanhol, a brutal conquista do Novo Mundo e a loucura religiosa da Inquisição, para descobrir como uma história tão violenta poderia produzir uma das mais belas artes já vistas. Vai ao ar às 20h15, na TV Cultura.

As Coisas Que Você Precisa Saber – Cérebro

No episódio de As Coisas Que Você Precisa Saber desta sexta-feira (31/7), James May explica que há muito mais dentro de nossa cabeça do que podemos imaginar. Com a ajuda de alguns gráficos e animações em movimento, ele busca obter as respostas de 100 bilhões de neurônios sobre por que os homens não perguntam por direções, porque sua memória é tão ruim e o que o amor tem em comum com as drogas classe A. A atração vai ao ar às 20h45, na TV Cultura.

Águias da Cidade – Nunca Estamos Sozinhos

Na sexta-feira (31/7), é exibido mais um episódio da série Águias da Cidade. Nele, a dra. Júnia decide enviar a equipe de resgate aéreo para uma área remota da cidade na qual um garoto foi atropelado e prensado contra um muro. Longe dali, o tenente Borell cuida dos últimos detalhes de seu casamento. Vai ao ar a partir das 22h45, na TV Cultura.

Cultura Livre – Rubel

No sábado (1/8), tem início a nova temporada do Cultura Livre, agora em novo formato: por conta da pandemia de covid-19, os programas serão gravados à distância. Na edição de estreia, Roberta Martinelli recebe remotamente o cantor e compositor Rubel, que apresenta de forma intimista composições como Pinguim, Colégio e Sapato. No novo quadro Clássicos da Semana será mostrado o disco Força Bruta (1970), de Jorge Ben Jor, que completa 50 anos em 2020. No quadro Canção do Isolamento, outra novidade da temporada, o baiano Luccas Santanna mostra uma composição inédita inspirada na quarentena. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Doc. Mundo – Antigas Cidades Invisíveis - Istambul

No sábado (1/8), vai ao ar a terceira e última parte da série Antigas Cidades Invisíveis. Neste episódio, em Istambul, a equipe vê a grande catedral bizantina de Hagia Sophia como nunca foi vista antes. Eles também percorrem gigantescos túneis submersos sob o Hipódromo Romano, criando imagens de passagens esquecidas em uma das cidades mais antigas do mundo. Explorando a capital turca com a ajuda da tecnologia de imagens 3D, a equipe busca conhecer o turbulento passado da cidade e descobrir como ela se reinventou. Vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Festival de Inverno de Campos do Jordão – Pinchas Zukerman o OSESP

No sábado (1/8), será exibido o espetáculo de abertura do 42º Festival de Inverno de Campos do Jordão, realizado em 2011. O concerto é uma parceria da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) com o violinista israelense Pinchas Zukerman, que também é o regente da apresentação. Juntos, eles performam clássicos de Ludwig van Beethoven. A atração vai ao ar às 23h15, na TV Cultura.

Sr. Brasil – Miriam Moreira, Gabriel Selvage e Alana Moraes

No domingo (2/8), o Sr. Brasil recebe o violonista Gabriel Selvage e as cantoras Miriam Moreira e Alana Moraes. Miriam, acompanhada por um trio de instrumentistas, interpreta as canções Falso Brilhante, de João Bosco e Aldir Blanc, e O Que É Que Eu Faço, de Dolores Duran e José Ribamar. Gabriel, por sua vez, toca sozinho as composições Lucy e Pantanal, de Lucy Yanel, e acompanha Alana nas obras É Doce Morrer no Mar, de Dorival Caymmi e Jorge Amado, e Barracão de Zinco, de Jair Costa e José Bispo. Apresentado por Rolando Boldrin, o programa vai ao ar às 9h, na TV Cultura.

Festival de Inverno de Campos do Jordão – Jazz Sinfônica Brasil e Diogo Nogueira

No domingo (2/8), irá ao ar uma apresentação da Jazz Sinfônica Brasil no Festival de Inverno de Campos do Jordão em 2019. O espetáculo ainda contou com a participação de Diogo Nogueira, um dos maiores nomes do samba atual. Com regência de Nelson Ayres, a orquestra tocou, junto do sambista, sucessos como Pé na Areia e Clareou. A performance será exibida às 11h, na TV Cultura.

Planeta Terra – A Vida Secreta dos Animais da Fazenda: Ovelhas

No domingo (2/8), as ovelhas são o foco da série Planeta Terra - A Vida Secreta do Animais da Fazenda, que estreia na TV Cultura. O episódio segue de perto as primeiras 12 semanas de vida de um cordeiro em uma fazenda em Welsh Hill, e a equipe descobre que as ovelhas são animais altamente sociáveis. Além disso, elas possuem uma capacidade notável de se reconhecer e, mais do que isso, de reconhecer rostos humanos. A série vai ao ar às 17h, na TV Cultura.


O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato