97% das pessoas ao redor do mundo ainda assistem TV, aponta pesquisa

Reprodução
A Globo e a Kantar Ibope Media se uniram para a divulgação de dados sobre o mercado de consumo da audiência conectada ao redor do mundo. O estudo "Dimension – A Mídia & Eu", realizado pela Kantar com oito mil consumidores na Argentina, Brasil, China, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e EUA, traz números e insights sobre a relação dos consumidores conectados com conteúdo e publicidade, e será publicado na íntegra em Plataforma Gente em três reports. O primeiro é sobre a audiência em um complexo e disruptivo mercado de TV e vídeo e o segundo é sobre a função dos dados na entrega de uma melhor publicidade. Além dos consumidores, o estudo ouviu 37 profissionais do setor para obter suas opiniões e perspectivas. Estes, incluíram pessoas em cargos sênior de marcas e agências, proprietários de mídia e plataformas, órgãos comerciais, consultorias e empresas de tecnologia da informação.

Um dos principais trechos da primeira parte do estudo revela que, embora os serviços sob demanda continuem sendo lançados, o conteúdo linear não dá sinais de que está recuando. Assistir à televisão em um aparelho de TV é predominante: 97% dos consumidores conectados afirmam que assistem TV desta forma, e esse número praticamente não varia nas diferentes faixas etárias. E esta não é uma atividade ocasional. Nos oito mercados, 77% dizem assistir TV em um aparelho de TV pelo menos uma vez por dia. Embora esse número diminua na faixa etária de 18 a 34 anos, ele ainda é alto, com 66%. Enquanto isso, 77% consomem conteúdo por meio de device conectado à TV e 83% (chegando a 95% na faixa de 18 a 34 anos) faz isso por meio de um site ou aplicativo. O conteúdo da TV via IP agora é uma atividade comum.

Aqueles que usam serviços de streaming, independentemente do dispositivo, representam três quartos dos consumidores conectados, com 73% deles dizendo que acessam um serviço de assinatura pago (seja pago por ele ou não). Ainda nesta temática, 44% dos consumidores conectados que afirmam pagar por um serviço de streaming online têm pelo menos duas assinaturas; 18% pagam por pelo menos três e 7% pagam por quatro ou mais.

Em relação ao que assistir dentro desses serviços, 74% dos usuários dizem que assistem principalmente a novas séries; No entanto, 45% afirmam que assistem principalmente reprises de programas favoritos. Quando se trata de procurar conteúdo, a questão é complexa: embora 68% considerem a função de pesquisa fácil de usar (quando sabem o que estão procurando), 43% acham que passam muito tempo procurando algo para assistir. Por outro lado, os usuários acreditam que as recomendações não são úteis para eles, e uma grande parcela prefere recomendações de amigos e familiares em vez das sugestões do algoritmo.

A pesquisa fala ainda sobre uso de dados X privacidade do usuário. Diante da afirmação "Eu me preocupo que um conteúdo mais personalizado para mim possa significar que minha privacidade está em risco", 56% dos entrevistados concordam e somente 12% discordam.

"Foi um privilégio ter participado ativamente deste estudo, especialmente com a Kantar, reconhecida globalmente pela qualidade de seus dados e também pelo conhecimento do mercado brasileiro. A parceria com Plataforma Gente vai possibilitar a ampliação do alcance dessas informações, sendo fonte de conhecimento e dados para todo o mercado", comenta em nota Fábia Juliasz, diretora de pesquisa da Globo.

Os números e insights completos do estudo, bem como as falas e percepções dos profissionais do mercado que também foram ouvidos pela pesquisa, estão disponíveis na íntegra na Plataforma Gente, cujo acesso é gratuito.

*Com informações Telaviva

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato