Home Top Ad

Cai no Vestibular tem semana de Química a partir de segunda-feira na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
A partir desta segunda (31) e até sexta-feira (4), o Cai no Vestibular apresenta uma maratona de aulas de Química, às 7h, na TV Brasil, com a professora Amanda Thomé. Os cinco programas inéditos oferecem conteúdos de "Introdução à Química Orgânica", "Classificação de Cadeias Carbônicas", "Hidrocarbonetos" e "Funções Orgânicas Oxigenadas" aos alunos em preparação para o Enem e vestibulares e os estudantes do ensino Fundamental 2.  

Na primeira aula, ministrada na segunda-feira, a professora Amanda Thomé explica os tipos de ligações que o átomo do carbono pode fazer - simples, dupla e tripla - e como reconhecer cada um. Ela também detalha a hibridização do carbono e seus variados tipos e finaliza  com as orbitais que vão realizar as ligações químicas.

Já na terça, o programa traz as classificações das cadeias carbônicas que podem ser abertas, fechadas, normais e ramificadas. Com exemplos e dicas, Amanda ensina a identificar as cadeias saturadas e insaturadas. A professora também explica que as cadeias heterogêneas são aquelas que apresentam heteroátomos e finaliza ensinando como identificar as cadeias carbônicas aromáticas.

O Cai no Vestibular de quarta-feira apresenta a primeira parte da aula de hidrocarbonetos, quando Amanda Thomé mostra que eles são a base dos compostos orgânicos formados por carbono e hidrogênio, divididos em três categorias: alcanos, alcenos e alcinos. Ela fala ainda da nomenclatura dos hidrocarbonetos que podem ter prefixo, infixo e sufixo. 

A segunda parte desta aula acontece na quinta e começa com os compostos que têm ramificações, ou seja, os ramificados, que podem ser terciários, quaternários ou ambos. Durante esta edição, a professora ensina a numerar e nomear as cadeias carbônicas de acordo com as ramificações, sempre com a tabela de prefixo, infixos e sufixos como ponto de partida. 

Na sexta-feira, Amanda Thomé encerra a semana de Química com uma aula sobre as funções orgânicas oxigenadas: álcool, aldeído e cetona. A partir de cada grupamento funcional, a professora mostra, através de exemplos, como identificar e nomear as cadeias orgânicas.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.