Caminhos da Reportagem aborda dificuldades em manter saúde mental no isolamento

Divulgação TV Brasil
O Caminhos da Reportagem que vai ao ar neste domingo, às 20h, na TV Brasil, revela como pode ser desafiador manter a saúde mental ao lidar com os sentimentos que se intensificam durante uma pandemia, principalmente pelo isolamento social. Para esta edição inédita do programa, a equipe de produção ouviu psicólogos, escritores e uma blogueira, pais de crianças com transtorno do espectro autista e uma mãe que precisa trabalhar fora e deixar seu filho em casa.  

O psicólogo Matheus Morais Inácio voltou para a casa dos pais em São Joaquim da Barra (SP) assim que a quarentena chegou em Belo Horizonte (BH). Na pequena cidade do interior de São Paulo, Matheus atende todos os dias diante de seu computador: “eu trabalho com um tipo de ‘preço social’, mais baixo, para pessoas negras e da comunidade LGBTQ de baixa renda, que estão com as angústias mais intensificadas neste isolamento”.

Para a psicóloga Mayara Tavares dos Santos, as conversas com os pacientes online já eram uma realidade antes da pandemia. Mas agora, impedida de sair de casa, o que era qualidade vida virou um problema. “Eu começo a perceber que ficar em casa o tempo inteiro passa a ser mais sufocante do que qualidade de vida”, destaca Mayara.

Já para os pais de adolescentes e crianças com transtorno do espectro autista (TEA) que ficaram sem atendimento terapêutico presencial, bastaram algumas semanas para rotina ficar bem desorganizada. “Dentro de casa, presos assim, a gente perde essa possibilidade de levá-los pra ter contato com outras pessoas, pra receber estímulos”, diz Fabiana Rodrigues, mãe de dois filhos autistas em Campinas (SP). Depois que Eduardo, que tem TEA, voltou ao tratamento em uma clínica de São Paulo, sua mãe Paula Mondini admite que a casa “ficou mais leve”. 

E quem não consegue ficar no isolamento, como define o bem-estar emocional? “Não durmo direito, choro quando tenho de deixar meu filho de 11 anos sozinho para sair todos os dias para trabalhar. Não sei mais o que significa ter saúde mental”, comenta Mirella Cardoso, motorista em São Paulo. 

O Caminhos da Reportagem desta semana também entrevistou a blogueira Larissa Stella e os escritores Andrew Oliveira e Fabrício Carpinejar sobre a difícil arte de viver um cotidiano repetitivo sem poder sair de casa há meses.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato