Programa da TV Brasil destaca a rebeldia na música neste sábado

Divulgação TV Brasil
Astros da música brasileira que marcaram sua obra com a rebeldia são lembrados na edição do Acervo Musical deste sábado (15), às 21h, na TV Brasil. A série presta tributo personalidades que já partiram, mas fizeram história e são referência até hoje como Belchior, Cazuza e Renato Russo.

O programa da emissora pública homenageia ídolos que ainda estão em atividade como Chico Buarque, Ivan Lins e Rita Lee. Nessa edição, as bandas Ultraje a Rigor e Barão Vermelho também têm destaque no bate-papo dos apresentadores Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira.

Esses músicos são responsáveis por um repertório formado por clássicos do cancioneiro nacional que são reunidos a partir de boas histórias contadas pela dupla de apresentadores. Com trajetórias marcantes, os célebres artistas conceberam obras que atravessam gerações.

O Acervo Musical seleciona canções que se popularizaram pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no conteúdo do vasto acervo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.

Bastidores e história das canções

Com ou sem motivos para serem rebeldes, esses gênios desafiaram regras. No eixo Rio-São Paulo, a banda Ultraje a Rigor marca presença no Acervo Musical com a apresentação de "Nós vamos invadir sua praia", exibida pela TVE/RJ, em 1999.

Já outro conjunto importante do rock nacional é o Barão Vermelho que entra em cena na telinha com um espetáculo de 1988 em que o vocalista Frejat canta "Contravenção. A música aborda exatamente o clima de rebeldia da juventude naquela época.

Para quem gosta mesmo de relíquia, o programa Acervo Musical resgata performance de Belchior, dono do álbum mais revolucionário da história da MPB, batizado de "Alucinação", de 1976. Traz, ainda, Chico Buarque que não fica atrás quando o assunto é compor músicas marcantes, com o clipe de "Roda Viva", nas vozes de MPB4 e Quarteto em Cy, em show de 1998.

E se o assunto é rebeldia, como não mencionar Rita Lee, a roqueira mais rebelde do país, Renato Russo, o poeta que despontou com sua Legião Urbana e até o sensível Ivan Lins? Eles foram os jovens revolucionários de suas épocas; críticos do passado que usaram a música para abrir as portas para o futuro, e que o Acervo Musical tem o prazer de relembrar.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato