Série da TV Brasil visita Parque Nacional das Sempre-Vivas neste domingo

Divulgação TV Brasil
O segundo episódio inédito da nova temporada da série Parques do Brasil vai até Minas Gerais mostrar o Parque Nacional das Sempre-Vivas atração do programa deste domingo (2), às 19h, na TV Brasil. A viagem, que mostra fauna e flora típicas, pode ser vista no aplicativo EBC Play.

Criada em 2002, a Unidade de Conservação fica na Serra do Espinhaço e protege uma área de 124 mil hectares na única cordilheira brasileira e um dos lugares com mais espécies endêmicas de plantas no país e no mundo.

O Parque Nacional das Sempre-Vivas está localizado em uma região que divide as bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Jequitinhonha, no norte do estado, a cerca de 300 quilômetros da capital Belo Horizonte.

O primeiro bloco mostra o Campo de São Domingos onda estão as sempre-vivas, nome popular de uma série de plantas que mantêm a aparência de uma planta viva mesmo depois de coletadas e secas. O episódio apresenta várias espécies como a brejeira e a pé-de-ouro, ameaçada de extinção por conta do desmatamento e da coleta excessiva.

A série revela as nascentes do córrego de São Domingos e do rio Jequitaí. A unidade protege mais de 600 nascentes que alimentam as bacias dos rios Jequitinhonha e São Francisco. Perto ou em volta desses cursos d’água encontram-se capões, plantas carnívoras, palmeiras e cactos endêmicos, além de várias espécies típicas do Cerrado, como o candombá, a candeia e o pau-de-santo.

O programa ainda acompanha o mocó, um roedor que habita os morros rochosos da cordilheira, formando verdadeiras comunidades. Outro destaque é uma lapa impressionante onde, há 4 mil anos, povos antigos registraram na rocha a fauna da região.

O documentário flagra várias espécies de mamíferos que habitam o parque como o lobo-guará, a anta, o cachorro-do-mato, o veado-catingueiro, o tamanduá-bandeira, o caititu e a raposa-do-campo, uma espécie de canídeo ameaçada que só existe no Cerrado.

O Parque também abriga enorme variedade de aves como o chopim-do-brejo, o joão-de-pau, o gavião-de-rabo-branco, o sanhaço-de-fogo, o beija-flor-de-orelha-violeta, a maitaca-verde e a gralha-cancã, entre oturas.

No Distrito de Curimataí, em Buenópolis, a série vai até a Cachoeira de Santa Rita. No alto dela, rochas antigas ainda guardam as marcas de um deserto anterior à Cordilheira. As formações rochosas do parque, algumas com mais de 1 bilhão de anos são uma grande atração.

A areia fruto da erosão dessas rochas antigas criou um ambiente singular onde habitam centenas de espécies de eriocauláceas, tornando o Parque Nacional das Sempre-Vivas uma das áreas mais importantes para a conservação dessas plantas no planeta.

Plantas de interesse para as ciências da saúde são indicadas no segundo bloco que mostra a arnica, a azulzinha, a quina-da-serra, a flor-de-veado e a camarinha. Na região conhecida como Fazenda Arrenegado, identificam-se mais plantas que estão sendo estudadas com o objetivo de encontrar novos fármacos, como o pereiro.

A viagem acompanha as corredeiras do rio Inhaí e o curso de água do rio Inhacica Grande. Já na área norte da unidade, no município de Olhos d’Água, a ideia é registrar uma espécie de sempre-viva raríssima, que depois de identificada pelo viajante-naturalista inglês George Gardner, no século XIX, ficou esquecida, até ser redescoberta no parque recentemente.

Essa edição do programa Parques do Brasil termina com uma incrível jornada para conhecer A Serra do Galho (1.525 m), ponto culminante da unidade e da região, que serve de referência para viajantes em todas as épocas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato