Home Top Ad

Série Parques do Brasil visita Cataratas do Iguaçu neste domingo na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
O Parque Nacional do Iguaçu é o destino do terceiro episódio inédito da segunda temporada da série documental Parques do Brasil que vai ao ar neste domingo (30), às 19h, na TV Brasil. As belezas naturais da região e inúmeras espécies da fauna e flora são mostradas pela emissora pública.

O seriado traz incríveis imagens aéreas da unidade localizada na divisa com a Argentina, no extremo oeste do Paraná. O parque protege as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das maravilhas naturais do planeta, e uma área de Mata Atlântica com mais de 185 mil hectares.

Disponível em versão estendida no aplicativo TV Brasil Play, a produção ambiental é uma realização da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV Brasil, com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A equipe de produção começa o percurso pela parte leste do parque para mostrar a mata de pinhais. Esse habitat é próprio de espécies como a erva-mate e a araucária – árvore ameaçada que é símbolo do estado paranaense.

Ao contornar a unidade, a viagem chega a Céu Azul onde encontra-se uma floresta semidecídua. No meio dessa mata, nascem vários córregos e rios, como o Floriano, que tem sua bacia quase que integralmente protegida dentro do parque. O rio tem 110 quilômetros de extensão e desagua no Iguaçu onde ficam as fantásticas corredeiras do Faraday e diversas ilhas.

Nesse percurso, o seriado documental revela várias espécies emblemáticas, de árvores como a peroba-rosa e a canafístula, a mamíferos, como a anta, a lontra, o caititu e a onça-pintada. O Parque Nacional do Iguaçu apresenta a maior população desse felino na Mata Atlântica.

Ainda nessa edição, no segundo bloco, o programa destaca a importância de um corredor de área protegidas entre o Brasil e a Argentina para garantir a sobrevivência da onça e de várias outras espécies, como o queixada, animal que ficou quase vinte anos sem ser visto na unidade devido a caça.

A produção ainda traz um panorama sobre diversas espécies de aves. O episódio mostra pássaros como o surucuá-de-barriga-amarela, o tucano-de-bico-verde, o arapaçu-de-garganta-branca, o periquitão-maracanã, o caburé, o inhambuguaçu, o taperuçu-velho e a juruva.

Essa edição inédita da série Parques do Brasil se encerra com uma sequência sobre as fantásticas Cataratas do Iguaçu. O conjunto de quedas de água no rio Iguaçu tem fama internacional. Com beleza única, a paisagem ajuda a garantir a beleza e a proteção dessa floresta com rica biodiversidade.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.