Série Parques do Brasil visita Cataratas do Iguaçu neste domingo na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
O Parque Nacional do Iguaçu é o destino do terceiro episódio inédito da segunda temporada da série documental Parques do Brasil que vai ao ar neste domingo (30), às 19h, na TV Brasil. As belezas naturais da região e inúmeras espécies da fauna e flora são mostradas pela emissora pública.

O seriado traz incríveis imagens aéreas da unidade localizada na divisa com a Argentina, no extremo oeste do Paraná. O parque protege as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das maravilhas naturais do planeta, e uma área de Mata Atlântica com mais de 185 mil hectares.

Disponível em versão estendida no aplicativo TV Brasil Play, a produção ambiental é uma realização da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV Brasil, com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A equipe de produção começa o percurso pela parte leste do parque para mostrar a mata de pinhais. Esse habitat é próprio de espécies como a erva-mate e a araucária – árvore ameaçada que é símbolo do estado paranaense.

Ao contornar a unidade, a viagem chega a Céu Azul onde encontra-se uma floresta semidecídua. No meio dessa mata, nascem vários córregos e rios, como o Floriano, que tem sua bacia quase que integralmente protegida dentro do parque. O rio tem 110 quilômetros de extensão e desagua no Iguaçu onde ficam as fantásticas corredeiras do Faraday e diversas ilhas.

Nesse percurso, o seriado documental revela várias espécies emblemáticas, de árvores como a peroba-rosa e a canafístula, a mamíferos, como a anta, a lontra, o caititu e a onça-pintada. O Parque Nacional do Iguaçu apresenta a maior população desse felino na Mata Atlântica.

Ainda nessa edição, no segundo bloco, o programa destaca a importância de um corredor de área protegidas entre o Brasil e a Argentina para garantir a sobrevivência da onça e de várias outras espécies, como o queixada, animal que ficou quase vinte anos sem ser visto na unidade devido a caça.

A produção ainda traz um panorama sobre diversas espécies de aves. O episódio mostra pássaros como o surucuá-de-barriga-amarela, o tucano-de-bico-verde, o arapaçu-de-garganta-branca, o periquitão-maracanã, o caburé, o inhambuguaçu, o taperuçu-velho e a juruva.

Essa edição inédita da série Parques do Brasil se encerra com uma sequência sobre as fantásticas Cataratas do Iguaçu. O conjunto de quedas de água no rio Iguaçu tem fama internacional. Com beleza única, a paisagem ajuda a garantir a beleza e a proteção dessa floresta com rica biodiversidade.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato