TV Brasil estreia longa "Miller & Fried – as origens do país do futebol" neste domingo

Divulgação TV Brasil
O documentário "Miller & Fried – as origens do país do futebol" estreia na TV Brasil na sessão Cine Nacional deste domingo (30), às 16h15. Dirigido pelo cineasta Luiz Ferraz, o filme resgata a importância de Charles Miller para a chegada do esporte no país e destaca a transformação dessa prática com o craque Arthur Friedenreich.

No final do século XIX, o Brasil estava em ebulição com o fim da escravidão, a chegada de imigrantes e a urbanização que movimentavam o país. Neste cenário, o futebol chega da Inglaterra com o jovem Charles Miller e sofre uma revolução nos pés mágicos de Arthur Friedenreich.

A produção resgata os primórdios do desporto no Brasil a partir da biografia dos paulistanos Charles Miller, considerado o pai do futebol em território nacional, e Arthur Friedenreich, que é chamado o primeiro craque nacional.

O longa-metragem nacional exibe três relatos que são o fio condutor do roteiro. O documentário é ilustrado por imagens raras dos primórdios do futebol no Brasil enquanto são apresentados os depoimentos dos convidados.

"Miller & Fried – as origens do país do futebol" acompanha o discurso de Carlos Miller Junior que recupera detalhes da memória do avô e da família. Biógrafos de Charles Miller e Arthur Friedenreich, respectivamente, John Mills e Luiz Carlos Duarte comentam detalhes precisos sobre as histórias desses ídolos.

Eles resgatam recordações sobre os astros ao abordar aspectos familiares, profissionais e esportivos, desmistificam lendas sobre as carreiras dos de Miller e Friedenreich. Ambos têm trajetórias traçadas em momentos distintos da modalidade no país.

Os jornalistas Paulo Vinicius Coelho, Celso Unzete e Marcelo Duarte comentam a formação dos primeiros campeonatos paulistas e a trajetória de agremiações que partem do amadorismo para a formação de equipes profissionais. Eles destacam como as figuras dos protagonistas do filme foram fundamentais para fazer do Brasil o país do futebol.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato