Vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, Jarbas Barbosa é o entrevistado do Impressões de domingo

Divulgação TV Brasil
Na edição inédita do Impressões de domingo (2), a jornalista Katiuscia Neri conversa com o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, sobre os riscos que a pandemia de Covid-19 ainda representa para o Brasil e para o mundo. O programa vai ao ar às 22h30, na TV Brasil.

A pandemia da Covid-19, que há sete meses tem assombrado todos os continentes, deixa poucas certezas ainda hoje. De Washington, na sede da OPAS, o vice-diretor da organização afirmou que, dos casos sintomáticos, 80% não precisam de hospitalização e 20% precisam, sendo 5% os casos que exigem cuidados intensivos.

“O problema é que isso são proporções. Então, se a gente tem 100 casos de Covid, 5% são cinco. Mas, se a gente tem 100 mil, 5% são 5 mil”, alerta Barbosa, para quem o coronavírus “tem que ser tratado com muito cuidado. Se a transmissão ocorre de maneira natural, sem o distanciamento social, os 5% de casos graves que vão precisar de UTI superam a capacidade de qualquer sistema de saúde, mesmo os de países ricos.”

No momento, 80% dos casos estão concentrados em dez países, e o epicentro do novo coronavírus se alterna entre EUA e Brasil. Os dois países são populosos e têm território grande o suficiente para manifestarem situações e realidades das mais diversas.

“Na América Latina – pela grande proporção que nós temos ainda de economia informal, de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza –, medidas de distanciamento social têm mais dificuldades de serem mantidas no médio e longo prazo”, analisa o executivo da OPAS. “É muito importante fazer uma avaliação muito cuidadosa da realidade em que se encontra cada cidade, para que se apliquem as medidas mais efetivas no sentido de controlar a transmissão e fazer diminuir a curva de casos.”

A realidade brasileira e a necessidade de testes

Barbosa defende que qualquer processo de reabertura de atividades sociais e econômicas só ocorra depois de um controle da transmissão de casos, da garantia de testagem suficiente e do respeito a orientações como uso de máscara e distanciamento físico.

“O Brasil vem tomando várias medidas para aumentar o acesso à testagem. Nós temos um fundo estratégico que é um mecanismo de compras regionais. O Brasil solicitou 10 milhões de testes PCR. Nós compramos para o Ministério da Saúde”, revelou.

De acordo com o vice-presidente, “todo país tem que ter uma quantidade de testes suficientes para testar todos os casos suspeitos, mesmo os leves. Porque aí você pode colocar em isolamento e ir cortando o caminho da transmissão do vírus.”

Por ora, a OPAS não recomenda o uso de medicamentos por não haver estudos que comprovem sua eficácia. Sem um medicamento comprovado oficialmente, fica a cargo dos médicos avaliar cada caso. Barbosa alerta, apenas, que qualquer decisão seja exposta ao paciente e submetida à sua aprovação. “Medicamentos, em geral, as pessoas começam a usar porque, em laboratório, eles demonstram alguma atividade contra vírus. Mas, a grande maioria das vezes, essa boa resposta do tubo de ensaio não se confirma na vida real. Isto ocorreu com o Ebola e (outros vírus) primos do coronavírus”, lembrou.

Previsão de vacina contra a Covid-19 e sua produção em escala

Para Barbosa, uma vacina definitiva deve estar disponível nos primeiros meses de 2021. “Aí vem o desafio da produção. Foi criada uma plataforma global para que todos os países recebam doses para 20% de suas populações e o público inicial seriam os mais suscetíveis, como idosos, portadores de doenças graves e funcionários de saúde.” A plataforma deve garantir que nações menos ricas não fiquem sem doses pelo risco de países mais ricos comprarem toda a produção.

Atualmente, mais de 150 projetos de vacina para combater o coronavírus estão em desenvolvimento. Destas, mais de 20 se encontram na fase de testes em humanos, o que comprova se a vacina é segura – sem efeitos adversos graves – e se tem comprovada capacidade de proteção, ou seja, de produzir anticorpos capazes de neutralizar o vírus.

Todo domingo, o Impressões abre espaço para personalidades e autoridades de diversas áreas que têm o que acrescentar ao cotidiano brasileiro. As entrevistas apresentadas no programa ficam disponíveis no site http://tvbrasil.ebc.com.br/impressoes. As edições também podem ser vistas pelo aplicativo EBC Play, versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato