Caminhos da Reportagem investiga a discriminação sob o olhar da vítima

Divulgação TV Brasil

Em mais uma edição inédita, no domingo (27), o Caminhos da Reportagem investiga os diferentes tipos de discriminação praticados no Brasil e revela como pessoas que são alvo de preconceito lidam com isso no dia a dia. Com direção de Bianca Vasconcellos e reportagem de Pollyane Marques, o programa vai ao ar às 20h, na TV Brasil.

A bióloga e professora Elâine Cruz prefere o estresse de dirigir um carro a que ser julgada em decorrência de sua obesidade, no ponto de ônibus. “Quando a gente sai de casa, a gente tem que encarar o outro, o olhar preconceituoso, o medo de ficar entalada na catraca do ônibus, de não caber na cadeira do teatro, cinema, avião”, relata.

Só depois de denunciar nas redes sociais a falta de atendimento no hospital, o publicitário Thiago Silva, na época com 130 kg e à beira de um infarto, conseguiu ser transferido para outro município, a 50 quilômetros de distância, e finalmente realizar os procedimentos médicos no coração.

A médica Izabel de Loureiro Maior, no Rio de Janeiro, e a palestrante Suélen de Almeida, em São Paulo, são cadeirantes que confiam à sociedade seu direito de ir e vir, garantido por leis que não são praticadas nem fiscalizadas.

"A sociedade precisa se adequar a nós, que somos deficientes, e não o contrário", defende Suélen.

A sociedade brasileira ainda fecha as portas para os transexuais, no mercado de trabalho formal; para os idosos que se machucam quando andam em calçadas esburacadas; para os alunos com deficiência (cegos, surdos e cadeirantes), em escolas públicas pouco preparadas para a educação inclusiva.

Um exercício que a arquiteta e urbanista Gabriella Zubelli propõe a todos os trabalhadores de uma obra é a sensibilização: colocar-se na pele de alguém que tenha deficiência e, com isso, mudar padrões de altura e largura, a fim de diminuir a distância entre os usuários e abrir caminho para a diversidade.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato