Globo exibe 'Nada Será Como Antes' em comemoração aos 70 anos da TV no Brasil

Divulgação Globo/Estevam Avellar
Uma história sobre a chegada da televisão no Brasil com todos os elementos do folhetim, que logo se tornou a paixão nacional. Amores arrebatadores, poder, intrigas, paixões, ciúmes e desilusões compõem a trama de 'Nada Será Como Antes', que será exibida em formato de telefilme no 'Supercine' deste sábado, dia 19. A série, exibida originalmente em 2016, é criada por Guel Arraes e Jorge Furtado, tem direção artística de José Luiz Villamarim, e faz parte da programação especial da TV Globo para celebrar os 70 anos da TV no Brasil.       
A trama é ambientada em meados de 1940 até o final dos anos 1950, e tem como fio condutor o drama romântico do empreendedor Saulo (Murilo Benício) e da locutora de rádio Verônica (Débora Falabella), que depois se torna uma estrela da TV. A trajetória do casal acompanha a transformação dos meios de comunicação do país. Paralelamente à trama dos protagonistas, a história em torno dos irmãos Otaviano (Daniel de Oliveira) e Julia (Leticia Colin), jovens ousados da alta sociedade carioca que apostam no sonho de Saulo de trazer a televisão para o Brasil, tem grande destaque na trama e estará ainda mais em evidência na versão em telefilme. "As duas histórias funcionam como duas novelas de estilos diferentes. A primeira, mais clássica, e a segunda, digamos, mais apimentada. Além disso, temos a novela propriamente dita que era encenada na trama, uma história do século XIX. Como o gênero é o centro da televisão brasileira optamos por trazer as duas “novelas” para o mesmo plano e como pano de fundo seguimos com as referências que usamos para contar a história da televisão e o sentimento que existia de crença no Brasil, que nessa época era chamado o “país do futuro”", explica o autor Guel Arraes, que ficou à frente do processo de edição para transformar a série em telefilme.

Parceiro de Guel Arraes na criação da obra, Jorge Furtado conta que os dois nutriam um desejo antigo de contar a origem da televisão no Brasil, e que o maior desafio foi reconstruir a época e ao mesmo tempo contar uma história de ficção envolvente, com personagens que representam os sentimentos daquele momento do país ."Nos debruçamos sobre as histórias dos pioneiros da televisão e nas nossas próprias vivências, já que estamos há muito tempo no meio. Através dos primeiros atores que fizeram televisão mostramos um Brasil em transformação, principalmente, pelas mulheres, que mudaram padrões e avançaram costumes, modernizando o país",  analisa o autor.

O diretor artístico José Luiz Villamarim ressalta que 'Nada Será Como Antes' não tem caráter documental, mas representa o dia a dia dos profissionais que trabalham na TV.  "É uma alegria e uma honra pode participar das comemorações do aniversário da TV brasileira com esta série que agora vira um telefilme. É a história de dois personagens que vivem todas as possibilidades de uma relação amorosa profunda, na época em que a televisão era uma aventura. A paixão é o foco da trama e o pano de fundo é a trajetória da televisão brasileira. Falamos da vida dos profissionais que trabalham no dia a dia com este ofício fascinante", revela Villamarim.
Protagonista da obra, Débora Falabella conta que foi emocionante participar da série por ter crescido ouvindo histórias sobre o início da televisão. "Meu pai também é ator e participou do início da TV em Minas Gerais. Ele fazia televisão ao vivo e me contava como eram os bastidores naquela época. Depois fui trabalhar na televisão e já estou no meio há 20 anos. É muito bonito entender como tudo começou e acredito que 'Nada Será Como Antes' mostra essa trajetória com muita emoção e humor", conta a atriz.
Na pele do visionário Saulo, que consegue colocar em prática o sonho de construir uma emissora de TV, Murilo Benício acredita que a exibição da trama neste momento é uma forma de homenagear os profissionais que trabalham nos bastidores. "A história mostra como os profissionais da época precisavam ter uma criatividade e um jogo de cintura maior para tudo dar certo, para consertar um erro e torná-lo um acerto. No início tudo era um desafio, uma novidade. Vejo essa exibição especial como uma homenagem a tanto trabalho duro que é feito há sete décadas pela nossa arte", enaltece o ator.
'Nada Será Como Antes' se destaca também pelo primor da fotografia, cenografia e produção de arte, figurino e caracterização, além de uma trilha sonora sofisticada e envolvente. O elenco afinado que deu vida às histórias conta ainda com Bruna Marquezine, Bruno Garcia, Jesuíta Barbosa, Fabrício Boliveira e Alejandro Claveaux, entre outros. Daniel de Oliveira conta que o trabalho está entre os mais marcantes de sua carreira justamente pelos profissionais envolvidos. "O texto, direção e fotografia são impecáveis. O figurino do Cao Albuquerque também foi um grande diferencial na minha opinião, é de uma elegância impressionante. O elenco acreditou muito na história e mergulhou fundo nos personagens. Havia uma sintonia muito grande entre todos e minha recordação é de um frescor absoluto no set de gravação. Foi um trabalho inesquecível", conclui o ator.

Jesuíta Barbosa interpretou o intenso Davi e conta que ficou marcada em sua memória a forma como as tramas eram conduzidas por diferentes perspectivas. "A televisão conta a história e ao mesmo tempo traça o destino dos personagens. Estou muito animado em ver a série virar longa-metragem. Existe uma qualidade cinematográfica muito forte nesta obra", acredita o ator.
Criada por Guel Arraes e Jorge Furtado, escrita por Guel Arraes, Jorge Furtado e João Falcão com Mauro Wilson, direção artística de José Luiz Villamarim, direção geral de Luisa Lima e direção de Isabella Teixeira, 'Nada Será Como Antes' irá ao ar no 'Supercine', exibido depois do 'Altas Horas'.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato