Globo faz transmissão de áudio imersivo ao vivo na TV aberta

Reprodução

Assistir ao futebol sempre foi uma experiência única. E para levar essa experiência a um outro patamar, a TV Globo transmite nesta quarta-feira (30), para São Paulo, Corinthians e Atlético-GO com áudio imersivo, em Dolby Atmos, entregando para o público um som mais envolvente e trazendo a vibração sonora do estádio para dentro de casa.
 
O recurso será utilizado no jogo entre Corinthians X Atlético-GO, que acontece a partir das 21h30, pelo Campeonato Brasileiro, e estará disponível para os torcedores da região metropolitana de São Paulo que recebem o sinal digital livre e gratuito na TV aberta. Para desfrutar da experiência, é preciso que o televisor, home theater ou soundbar sejam dotados da tecnologia Dolby Atmos e que espectador selecione, através do menu do televisor, o serviço de áudio correspondente (atualmente 5º serviço). 
 
No dia 16 de setembro, a TV Globo  fez a primeira transmissão ao vivo com áudio imersivo da TV aberta no Brasil, também durante o Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, pela segunda vez será possível acompanhar uma partida com a percepção de envolvimento em 360 graus, ou seja, próximo à experiência natural que temos no nosso cotidiano. Na prática, o espectador é transportado sonoramente para o ambiente do estádio, como se estivesse na arquibancada. Em um momento em que os estádios estão a portas fechadas, a tecnologia de áudio imersivo não perde sua relevância, já que ela proporciona uma valorização de outros elementos sonoros do jogo, como o chute na bola, os sons dos jogadores e treinadores e a emoção da bola batendo na rede do gol. Os estádios também estão reproduzindo o som das torcidas em caixas acústicas, que se reverberam nos arquibancadas. Essa ambiência também está incluída no áudio imersivo levado à casa do público.
 
A tecnologia oferece a melhor experiência de acordo com o sistema sonoro existente na casa do usuário. Mesmo que o som seja reproduzido em estéreo na TV, já é possível notar a diferença imersiva. Essa experiência se amplia caso o espectador tenha um home theater 5.1 e fica ainda mais intensa se o sistema de reprodução for um soundbar ou home theater com a tecnologia Dolby Atmos, que traz a configuração em 5.1.4, que são os sistemas ideais para reprodução completa do áudio imersivo.
 
A oferta de áudio imersivo na TV aberta é possível graças à revisão de normas do padrão de TV digital, que vem acompanhando a evolução da radiodifusão, oferecendo novas funcionalidades e mais interatividade para o público. Nos últimos cinco anos, a Globo já vinha testando o formato tanto em conteúdos do entretenimento quanto em grandes eventos. Para a oferta durante os jogos do Brasileirão, foi feita uma revisão do fluxo que vai desde a produção no estádio, até a transmissão de TV digital, mudanças na mixagem no controle de áudio, revisão de processos no centro exibidor e de novas configurações nos sistemas de transmissão.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato