Home Top Ad

Indústria química e seu impacto na vida do brasileiro são pauta na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
O Ciência é Tudo inédito que a TV Brasil exibe no sábado, dia 12, investiga a presença da química no dia a dia das pessoas. O programa, que vai ao ar às 8h30, entrevista o professor Fernando Galembeck, ex-presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira de Química, sobre os marcos da pesquisa e do ensino de química no Brasil.

A química está presente em fenômenos fundamentais para o funcionamento do organismo, como a respiração e a digestão. No âmbito econômico, a química industrial é palco de inovação e desenvolvimento tecnológico. A equipe do Ciência é Tudo mostra como se dá a formação de um profissional da área e as possibilidades que o mercado oferece. 

O programa investiga o trabalho de instituições brasileiras especializadas em segurança química, isto é, a segurança no manuseio de materiais químicos. Elas têm por objetivo prevenir acidentes em áreas de risco, como o que ocorreu em agosto com a explosão provocada por nitrato de amônio, em Beirute, capital do Líbano.

Os primeiros sinais de familiaridade com processos químicos no Brasil ocorreram com os povos indígenas, com a extração do corante do urucum e da seiva do jenipapo, usados na pintura corporal. No entanto, os primeiros cursos de química no país foram criados apenas por volta de 1910.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.