Presidente da ONG Parceiros da Educação é entrevistado no Poder em Foco

Divulgação Sérgio Lima/Poder 360

O presidente da ONG Parceiros da Educação, Jair Ribeiro, é o entrevistado do Poder em Foco deste domingo (20), no SBT. Ele traça um panorama dos principais impactos da pandemia no setor, fala da gestão da educação pública no país e sugere alternativas para melhorar o aprendizado nos níveis fundamental e médio. 

Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que o Brasil avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas etapas de ensino, mas só cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019 do 1º ao 5º ano do fundamental. 

Jair Ribeiro acredita que a adoção de escolas em tempo integral e professores com dedicação exclusiva nas mesmas unidades de ensino podem transformar a educação pública no Brasil em pouco tempo. “Essa relação pessoal professor/aluno, tem milhões de pesquisas indicando, que é um fator super preponderante no aproveitamento do aluno”, destacou e citou o exemplo desenvolvido em Pernambuco pelo Instituto de Corresponsabilidade Educacional. O projeto foi criado em 1999 pelo engenheiro Marcos Magalhães, então presidente da Phillips brasileira. Desde então, os índices no Estado têm melhorado. 

Jair Ribeiro, 60 anos, é empreendedor, advogado e economista. Também é co-fundador da Alicerce Educação. Há mais de 15 anos, promove a parceria da sociedade civil com escolas públicas, e ressalta que o problema da educação é tão crítico que não pode ficar apenas sob responsabilidade do Estado. “A gestão precisa de continuidade. Normalmente, o governante olha um ciclo de quatro anos, que é pouco pra educação. Então quem pode ajudar esse processo é a sociedade civil organizada que precisa acompanhar de perto algumas escolas, diretorias regionais, municípios”, orientou. 

O Poder em Foco é o programa de entrevistas do SBT em parceria editorial com o jornal digital Poder 360. É apresentado pelo jornalista Fernando Rodrigues e vai ao ar todos os domingos, logo após o Programa Silvio Santos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato