Roda Viva entrevista Lilia Schwarcz na próxima segunda-feira

Divulgação
Nesta segunda-feira (7/9), o Roda Viva exibe entrevista com a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar na TV Cultura, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Autora de diversas obras que reconstituem o passado colonial do País que se reflete no Brasil de hoje, ela é graduada em História pela USP, tem Mestrado em Antropologia Social pela Unicamp e Doutorado pela USP. Atualmente, é professora titular do Departamento de Antropologia da USP.

Com o livro As Barbas do Imperador, sobre a vida e o reinado de Dom Pedro II, ela venceu o Prêmio Jabuti de 1999, na categoria de Melhor Ensaio e Biografia. Também é autora, entre outras obras, de O Espetáculo das Raças e Brasil - uma Biografia, esse último em parceria com Heloisa Murgel Starling.

Lilia Schwarcz sempre alertou para os males que afetam a sociedade brasileira, principalmente o racismo e as desigualdades sociais. Em seu livro mais recente, Sobre o Autoritarismo Brasileiro, ela examina as raízes dessa tendência, que sempre predominou no País, aliada à triste herança do passado colonial e da escravidão. O que explica o fato de o Brasil permanecer como uma nação excludente e distante de uma sociedade justa e igualitária.

A bancada de entrevistadores será formada por Yasmin Santos, jornalista da revista Piauí; Pedro Doria, editor do Canal Meio; Fábio Cardoso, escritor e jornalista do podcast Rio Bravo; Paula Carvalho, historiadora e editora-assistente da revista Quatro Cinco Um e Adriana Ferreira Silva, editora-executiva da revista Marie Claire. Há ainda a participação do cartunista Paulo Caruso.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato