Série 'HIT' estreia nesta segunda na TVE abordando problemas escolares da sociedade espanhola

Divulgação Divulgação/RTVE

Estreia na próxima segunda-feira (21) na TVE Internacional a série original HIT, que abordará com um olhar crítico e permitirá entender o que está acontecendo com as escolas da Espanha, nos aproximando do ensino, cotidiano das salas de aula e problemas sociais que mais preocupam os adolescentes. Cada episódio da ficção abordará no colégio Anne Frank temas como bullying, consumo de drogas, sexo, vícios, pornografia, a solidão dos mais jovens e a falta de estímulos no sistema educacional atual.

Produzida pela RTVE em parceria com o Grupo Ganga, HIT acompanhará Hugo Ibarra Toledo (Daniel Grao), um professor e pedagogo atormentado por seu passado e que deixa seu trabalho para defender métodos de ensino nada convencionais. Ele é provocador, egocêntrico e politicamente incorreto - capaz de despertar amor e ódio -, mas é o único que poderá acabar com os problemas da escola seriamente afetada por um ato de vandalismo.

Segundo criador e co-diretor da série, Joaquín Oristrell, HIT “descreve, sem meias medidas, o que não vai bem nas salas de aula de milhares de centros educacionais na Espanha”.

Divulgação/RTVE

Divulgação/RTVE

“Depois de tantos anos no cinema e na televisão, 'HIT' dá sentido a todos os meus trabalhos anteriores. É uma aposta de alta tensão, um compromisso, uma série necessária. Agradeço a coragem da RTVE em assumir este desafio”, conta.

Fernando López Puig, diretor de Conteúdo e Canais da TVE, afirmou que HIT vai abordar muitos assuntos da atualidade. “A questão educacional está mais em voga do que nunca porque as relações entre professores, alunos e pais não são circulares”.

Ele explicou que “a série não pretende consertar nada, mas sim trazer ao senso comum. E ele faz isso de forma prática: há um caso, um grupo de crianças em conflito e um personagem que também entrará em conflito com o espectador. É uma série que quer que a família se reúna para ver e refletir”, finalizou.

O roteiro de HIT teve participação de Jesús Niño, ex-defensor de professores no ANPE Castilla y León (Associação Nacional dos Professores da Educação), e de profissionais de outras associações como a ANAR (Ajuda a Crianças e Adolescentes em Risco), Sexpol ou CEAPA (Confederação Espanhola de Pais de Alunos) no processo de documentação e redação dos episódios.

Primeiro episódio: 'A infecção'

Quatro carros queimam no estacionamento do colégio Anne Frank. É a gota que enche o copo. A situação está insustentável e Ester (Olaya Calderas), a diretora, não aguenta mais. Se continuar, os pais vão acabar retirando os filhos do centro, o que significaria o fechamento da escola. Desesperada, ela pede ajuda a Hugo, um professor um tanto reservado. Embora ele já não dê aulas há muitos anos, aceita com uma condição: ele define as regras. Ester logo descobre que não colocar limites em Hugo também terá consequências.

Debate ao vivo após a estreia

Após a estreia do primeiro episódio o jornalista apresentará “¿Quién educa a quién?”, um debate ao vivo que reunirá especialistas, professores, pais e alunos para analisarem profundamente a educação dos jovens e conflitos de gerações na sociedade. O debate acontecerá semanalmente para discutir os temas retratados no episódio exibido no dia.

O debate abordará nesta estreia os medos de alunos e professores ao voltarem para as salas de aula, marcado por incertezas de uma pandemia global que mudou a nossa forma de aprender, arrastando problemas herdados durante anos, como violência, assédio, sexo e vícios.

A fragilidade do sistema educativo espanhol e as ameaças que enfrenta contará com as opiniões de Manuel Vilas, professor e escritos; María Galiana, atriz, professora de história e de ensino médio durante a maior parte de sua vida profissional; Carolina Fernández del Pino, vice-presidente da ANPE Madrid); as estudantes Khadija Ahahiou Zinoun e Claudia Ortega; e Andrea Henry, presidente da Confederação Estadual de Associações de Estudantes; além de Mara Dierseen, neurocientista que nos ajudará a entender a base de nossos medos. Participará também os atores Daniel Grao, María Rivera, Leyre Cabezas e Nourdin Batán.

Criado por: Joaquin Oristrell
Produtor Executivo TVE: Mar Diaz
Produtor Executivo Grupo Ganga: Miguel Ángel Bernardeau e Joaquín Oristrell
Direção: Álvaro Fernández Armero, Elena Trapé e Joaquín Oristrell
Coordenador de Direção: William Navajo
Roteiro: Joaquín Oristrell, Yolanda García Serrano, Pablo Bartolomé e Jacobo Delgado
Elenco: Carmen Arrufat (indicada ao prêmio Goya de melhor nova atriz por 'La innocencia'), Nourdin Batán, Oriol Cervera, Gabriel Guevara, Ignacio Hidalgo, María Rivera, Leire Cabezas, Melías, Krista Aroca, Melías, entre outros

Evento: Estreia de HIT/¿Quién educa a quién?
Data: 21 de setembro de 2020 (segunda-feira)
Horário: 22h
Local: TVE Internacional
Operadoras: NET Claro, Vivo TV, Oi e operadoras associadas a NeoTV

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato