Sexta edição inédita de especial sobre reforma tributária vai ao ar no Brasil em Pauta

Divulgação TV Brasil

O programa jornalístico Brasil em Pauta exibe, nesta segunda (28), às 22h30, na TV Brasil, o sexto episódio inédito da série especial sobre reforma tributária. Durante a edição, os apresentadores Katiuscia Neri e Paulo La Salvia conversam com o ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, e com o advogado e diretor do Departamento Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Helcio Honda.

Com reexibição aos sábados, às 20h30, a série de edições temáticas consulta especialistas, representantes do governo, da indústria, do comércio, da agricultura e dos demais setores da sociedade para entender cada detalhe sobre o assunto. A atração jornalística da emissora pública vai discutir os rumos da Reforma Tributária e o desafio de simplificar o sistema de arrecadação de impostos no país para gerar impactos positivos na economia. 

No programa, Everardo Maciel diz que problemas do sistema tributário não é uma exclusividade brasileira. Segundo ele, todos os países enfrentam a questão e precisam tratar de ajustes constantemente.

Maciel é contrário às propostas de redução de carga tributária de um setor em detrimento de outro. O ex-secretário avalia que o Brasil precisa buscar uma reformulação do sistema com foco na resolução dos problemas que se apresentam hoje e não na criação de novos impostos e leis.

“Eu defendo que tributação no consumo deve ser informada pela essencialidade, pela seletividade. Há produtos que têm que ter uma tributação mais elevada e há produtos que têm que ter tributação menos elevada em função da sua essencialidade para a sociedade que, afinal, é quem está pagando o imposto”, afirma.

Everardo Maciel, que também é consultor tributário e professor do Instituto Brasileiro de Direito Público, critica a proposta apresentada pelo governo em julho deste ano em que sugere a unificação da Programas de Integração Social (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Para ele, o novo imposto unificado não pode ser a solução para o país. 

“A teoria na alíquota única é uma teoria que dá um sistema mais regressivo de aumentos a conceder. É isso que mostram todos estudos do mundo, inclusive os mais recentes, de menos de um mês passado, publicados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mostrando que Nova Zelândia e o Chile que tem alíquota única são os sistemas mais regressivos do mundo”, destaca.

Ainda durante a entrevista, Everardo Maciel afirma que o texto do Executivo tem dissonância entre o discurso e o ato: “ao dizer que quero simplificar, torna mais complexo. Não tenho nada contra a redução de carga tributária de qualquer setor, mas não pode reduzir a carga de um setor à espera de aumento de carga tributária de outro setor”.

O especialista no tema defende que o país elenque os problemas atuais e faça ajustes a partir de um debate amplo e transparente para que todos tenham conhecimento sobre o que está se propondo. “Reforma Tributária não é um evento. Reforma Tributária é um processo no qual se pretende se reparar as deficiências e problemas de um sistema tributário com todo cuidado”, comenta.

Ele lembra que são pessoas físicas, contribuintes, que pagam a conta por meio de preços, dos impostos patrimoniais, por meio da tributação da atividade laborais, e de atividades como investidor. Para o economista, as mudanças propostas na tributação sobre o consumo afetam mais ainda famílias com menos renda.

“A proposta afeta diretamente 750 mil contribuintes, afeta o agronegócio, afeta o setor de telecomunicações, o setor de radiodifusão e há uma redução de carga tributária de segmentos industriais de cadeia longa”, diz Maciel.

Helcio Honda também defende que não haja uma nova tributação, ainda que seja a unificação de atuais impostos. “Sempre que você cria novo tributo você cria novos conceitos, novas definições. Sempre gera um novo contencioso. Então aperfeiçoa o que já tem. Não podemos perder conquistas. Eu preferia estar discutindo o aperfeiçoamento do que estar discutindo uma solução mágica”, analisa.

Na conversa com os jornalistas Paulo La Sálvia e Katiuscia Neri, Honda lamenta a complexidade do sistema tributário em vigência no país, mas afirmou que apesar de “arcaico, custoso e com carga tributária muito alta”, nosso sistema não é ruim e precisaria apenas de aperfeiçoamentos.

“Nosso sistema, de várias formas, sofreu várias metamorfoses dentro do próprio sistema que criaram essa complexidade”, comenta o advogado. Ao citar o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Honda lembra que o tributo já deveria estar uniformizado: “é só diminuir alíquota interestadual, já seria um grande avanço para simplificar e o estado ter a legislação dentro do próprio estado”.

Para ele, o grande gargalo está concentrado neste tributo. “O ICMS é um dos nosso principais problemas e é a principal fonte de arrecadação dos estados. Sem fazer uma discussão do pacto federativo é difícil mudar o ICMS tirando o poder dos estados para fazer investimentos e política”, conclui.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato