Home Top Ad

CNN Brasil faz expedição pelo Pantanal e revela a rotina dos brigadistas que tentam salvar a região

Share:

Divulgação CNN Brasil

No próximo domingo, dia 25, a partir das 19h15, a CNN Brasil exibe, no programa ''CNN Séries Originais'', apresentado por Evaristo Costa, a estreia da nova série: ''Expedição Pantanal'', que irá contar a história da região através dos quatro elementos nos episódios: Terra, Água, Ar e Fogo.

Patrimônio Mundial da Humanidade reconhecido pela ONU com um potencial turístico e uma variedade cultural surpreendente, o bioma passa por uma das mais severas estiagens dos últimos 40 anos e está sob ameaça.

A equipe de reportagem da CNN viajou até Poconé (MT), município considerado a porta de entrada para o Pantanal, no Mato Grosso, e ouviu moradores e pesquisadores sobre os mais diversos problemas relacionados a terra, a água, o ar e o fogo, este último responsável por devastar milhares de quilômetros quadrados de natureza desde meados de julho.

Em 20 dias de expedição, a reportagem acompanhou a rotina árdua dos brigadistas e revela as técnicas, os riscos e o drama de brasileiros que, incansavelmente, tentam, dia após dia, salvar um dos mais frágeis biomas do país. As condições de trabalho sob o sol escaldante são complicadas: temperatura ambiente na casa dos 40ºC com labaredas de mais de 10 metros de altura.  

Em meio a um cenário desértico, os repórteres da CNN também percorreram os mais de 140 km da Transpantaneira, uma das mais singulares rodovias brasileiras. A estrada foi criada nos anos 1970 e leva até Porto Jofre, o distrito onde concentra a maior quantidade de onças no mundo. Sem pavimento, são mais de 120 pontes ao longo do trajeto, sendo muitas delas destruídas pelo fogo ou com sérios danos estruturais pela falta de manutenção.

Ao longo do trajeto a equipe flagrou tuiuiús, jacarés, araras, lobos entre outros animais que, devido à estiagem, buscam água e alimento próximo à rodovia.

É no final da estrada que a reportagem encontra a rainha do Pantanal. A onça-pintada é o maior felino das Américas e está em risco de extinção. No entanto, o Pantanal é o palco principal de seu reinado. Pelas lentes do “CNN Séries Originais”, foram flagradas exuberantes, apesar de seu habitat ter sido severamente comprometido pelos incêndios.

A série ainda se debruça nas tradições do povo pantaneiro. Conhecidos pelo manejo do gado, pela simpatia e pela religiosidade, os tradicionais moradores da região abrem as portas das suas casas e revelam os detalhes dos costumes centenários e as dificuldades de se viver na maior planície alagável do planeta. Como é comum ouvir: “o Pantanal é para os fortes”.

• Episódio 1: Fogo

No primeiro episódio da série “Expedição Pantanal”, o programa “CNN Séries Originais” vai mostrar como está sendo o combate às chamas nas regiões onde há pouco acesso. A equipe do canal mostra a condição dos brigadistas que passam horas dentro da mata para tentar acabar com as chamas.

O repórter César Rosati falou com especialistas para tentar entender por qual motivo o fogo no Pantanal está fora de controle. “Um incêndio florestal depois de determinado tamanho, depois de determinada dimensão, você não consegue controlar nem combater, você só protege o que está no caminho dele e é isso que a gente está fazendo já tem mais de um mês”, conta o tenente-coronel Paulo, dos Bombeiros.

O episódio de estreia também revela o trabalho de brigadistas no resgate de animais. As lentes da CNN mostram o registro do primeiro resgate de uma onça por causa dos incêndios: “se uma onça, na idade adulta, está sendo atingida pelos incêndios, imagine os demais animais. A onça é o topo da cadeia alimentar, então todo mundo que está abaixo dela está sofrendo demais”, completa o oficial dos Bombeiros.

A equipe da CNN também mostra as técnicas usadas para apagar o fogo.

"A quantidade de cinzas no ar era tão grande que formavam nuvens escuras no céu. Como se aproximasse uma tempestade. Mas, era fuligem, em toda a expedição não caiu uma gota do céu. Era desesperador, pois todos nós sabíamos que aquela situação só acabaria com muita água. O calor era imenso. A temperatura elevada combinada com o calor das chamas ao redor e a falta de vento deixava um clima de deserto no ar", relata o repórter da CNN, César Rosati.

Com exclusividade, o CNN Séries Originais apresenta o resgate da onça pintada Amanaci, primeiro animal resgatado do fogo, e que é símbolo do trabalho árduo de veterinários e biólogos na luta pela vida da fauna local. Com as quatro patas queimadas, ela passa por um revolucionário tratamento com células-tronco e corre o risco de não voltar para a natureza.

O ''CNN Séries Originais'' vai ao ar no próximo domingo, dia 25, a partir das 19h15.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.