No Dia Internacional Contra as Mudanças Climáticas, a National Geographic estreia o documentário Ártico Ameaçado

Reprodução

As previsões científicas prevêem o desaparecimento total do gelo marinho de verão do Ártico - o sistema de resfriamento crítico do planeta - já em 2040. Ártico Ameaçado conta a história de comunidades Inuit lutando para proteger o Ártico, seu lar por séculos, que hoje está em rápido desaparecimento. Filmado ao longo de mais de quatro anos e apresentando entrevistas com líderes da comunidade Inuit, caçadores tradicionais, ativistas e jovens, Ártico Ameaçado foi exibido em festivais de cinema em todo o mundo, incluindo Movies that Matter e Mountainfilm. Dirigido por Scott Ressler e produzido executivo pelo Dr. Enric Sala, explorador residente da National Geographic e fundador do projeto Pristine Seas da National Geographic, o documentário fará sua estreia no National Geographic em 24 de outubro a partir das 22h30.

À medida que o gelo marinho entre o Canadá e a Groenlândia derrete, o mundo exterior vê oportunidades sem precedentes. Depósitos de petróleo e gás, rotas de transporte mais rápidas, turismo e pesca serão um incentivo econômico para explorar as novas águas. Mas há mais de cem mil Inuit vivendo no Ártico, no oceano congelado e ao redor dele, todo um estilo de vida está em perigo. O desenvolvimento da área ameaça o equilíbrio entre suas comunidades, suas terras e a vida selvagem, deixando o futuro da região e sua cultura em um estado de crescente incerteza. Hoje, os Inuit do Canadá e da Groenlândia estão mais uma vez se juntando à luta para proteger o que restará de suas terras ancestrais quando o gelo derreter. A questão é: o mundo vai ouvi-los?

"O derretimento do gelo marinho do Ártico tem consequências profundas em todos os níveis, do local ao global e do ecológico ao cultural", disse o produtor executivo Dr. Sala. "O que espero alcançar com Ártico Ameaçado é destacar a resiliência das comunidades inuítes que estão lutando contra a mudança climática, já que seus meios de subsistência e cultura estão ameaçados pela dramática transformação do Ártico."

SOBRE OS CINEASTAS

SCOTT RESSLER, DIRETOR

No primeiro longa-metragem de Scott Ressler, Ártico Ameaçado apresenta dois jovens inuítes que lutam para sobreviver às mudanças climáticas. Ressler conhece histórias e causas ambientais, tendo trabalhado como produtor, diretor, cinegrafista e editor da National Geographic Society por mais de uma década. Ele criou vários documentários sobre a conservação do oceano em sua capacidade de produtor de documentários para Pristine Seas, um projeto lançado em 2008 para explorar e ajudar a salvar as últimas áreas selvagens do oceano.

ENRIC SALA, PRODUCTOR EXECUTIVO

Enric Sala é um ex-professor universitário que se viu escrevendo o obituário da vida do oceano e abandonou o trabalho acadêmico para se tornar um conservacionista em tempo integral, trabalhando como explorador residente para a National Geographic. Ele fundou e dirige o Pristine Seas, um projeto que combina exploração, pesquisa e imprensa para inspirar líderes de nações a proteger a última região selvagem do oceano. Até o momento, o Pristine Seas ajudou a criar vinte e duas das maiores reservas marinhas do planeta, cobrindo uma área de 5,8 milhões de quilômetros quadrados. Ele recebeu vários elogios por seu trabalho, incluindo o Prêmio Mundial Jovem Líder do Fórum Econômico Mundial em 2008, o Explorers Club Lowell Thomas Award em 2013, o Prêmio de Herói da Environmental Media Association em 2013, o a Sociedade Geográfica Russa em 2016 e o ​​Prêmio Heinz de Políticas Públicas em 2018. Ele é membro da Royal Geographical Society. Sala é formada em biologia pela Universidade de Barcelona e doutorado em ecologia pela Universidade de Aix-Marseille, na França.

BRIAN NEWELL, EDITOR E PÓS-PRODUTOR

Brian Newell é o editor-chefe da equipe do Pristine Seas, para quem ele escreve roteiros e edita documentários e curtas para ajudar a promover a conservação dos oceanos. Além disso, editou dois documentários de longa-metragem para a National Geographic: o premiado “Into the Okavango” (2018) e o próximo documentário Ártico Ameaçado (2020). Brian recebeu um BA em Estudos de Cinema do Connecticut College em 2005 e editou programas para o History Channel, Discovery Channel, Travel Channel, PBS e outros antes de ingressar na National Geographic.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato