Home Top Ad

Presidente do CNPq em entrevista sobre iniciação científica no Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil

O Ciência é Tudo de sábado (10) traz uma conversa com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, sobre os programas de Iniciação Científica em vigor no Brasil. O programa, que vai ao ar na TV Brasil às 8h30, mostra como se dá a formação de jovens cientistas no Brasil.

Já na educação básica, as crianças têm o primeiro contato com o mundo científico por meio do programa Ciência na Escola (PCE), lançado em 2019 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Ministério da Educação.

Ciência é Tudo ainda apresenta iniciativas como a do Serviço Social da Indústria (Sesi), que oferece aulas de robótica e promove campeonatos entre seus alunos. Jovem cientista brasileira, Juliana Estradioto venceu um concurso de âmbito mundial e foi convidada para assistir à cerimônia do Prêmio Nobel 2019.

O quadro "Ciência é Universo" revela ideias inovadoras de estudantes do Ensino Médio que participaram do Hackaton Espacial, maratona virtual de 24 horas que teve como desafio encontrar soluções para minimizar os impactos da Covid-19 nas atividades espaciais.

Parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Ciência é Tudo reúne informações científicas, curiosidades e reflexões sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas. A produção também traz novidades quanto a investimentos e políticas públicas para o setor.

Entre os quadros do programa estão “Ciência é invenção”, que conta a origem de objetos e ferramentas fundamentais para humanidade. “Ciência é Universo” leva o espectador a um passeio pelo mundo da Astronomia. “Ciência é Trabalho” mostra o dia a dia de profissionais de ciência e tecnologia, além das tendências de mercado, para quem deseja seguir carreira na ciência. Já o “Ciência é entrevista” promove uma conversa sobre um tema de relevância da atualidade, com a possibilidade de sanar dúvidas dos telespectadores.

Apresentado pela jornalista Priscila Rangel, o programa vai ao ar aos sábados, às 8h30. As edições ficam disponíveis no site da TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo), no YouTube (https://www.youtube.com/tvbrasil), no aplicativo EBC Play (versões Android e iOS) e no site http://play.ebc.com.br.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.