Presidente do CNPq em entrevista sobre iniciação científica no Brasil

Divulgação TV Brasil

O Ciência é Tudo de sábado (10) traz uma conversa com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, sobre os programas de Iniciação Científica em vigor no Brasil. O programa, que vai ao ar na TV Brasil às 8h30, mostra como se dá a formação de jovens cientistas no Brasil.

Já na educação básica, as crianças têm o primeiro contato com o mundo científico por meio do programa Ciência na Escola (PCE), lançado em 2019 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Ministério da Educação.

Ciência é Tudo ainda apresenta iniciativas como a do Serviço Social da Indústria (Sesi), que oferece aulas de robótica e promove campeonatos entre seus alunos. Jovem cientista brasileira, Juliana Estradioto venceu um concurso de âmbito mundial e foi convidada para assistir à cerimônia do Prêmio Nobel 2019.

O quadro "Ciência é Universo" revela ideias inovadoras de estudantes do Ensino Médio que participaram do Hackaton Espacial, maratona virtual de 24 horas que teve como desafio encontrar soluções para minimizar os impactos da Covid-19 nas atividades espaciais.

Parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Ciência é Tudo reúne informações científicas, curiosidades e reflexões sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas. A produção também traz novidades quanto a investimentos e políticas públicas para o setor.

Entre os quadros do programa estão “Ciência é invenção”, que conta a origem de objetos e ferramentas fundamentais para humanidade. “Ciência é Universo” leva o espectador a um passeio pelo mundo da Astronomia. “Ciência é Trabalho” mostra o dia a dia de profissionais de ciência e tecnologia, além das tendências de mercado, para quem deseja seguir carreira na ciência. Já o “Ciência é entrevista” promove uma conversa sobre um tema de relevância da atualidade, com a possibilidade de sanar dúvidas dos telespectadores.

Apresentado pela jornalista Priscila Rangel, o programa vai ao ar aos sábados, às 8h30. As edições ficam disponíveis no site da TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo), no YouTube (https://www.youtube.com/tvbrasil), no aplicativo EBC Play (versões Android e iOS) e no site http://play.ebc.com.br.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato