Queimadas na Amazônia e Pantanal são tema do Repórter Eco

Divulgação

As queimadas na Amazônia e no Pantanal ainda assolam a fauna e a flora brasileira, além de colocar em risco povos indígenas e comunidades tradicionais que vivem nessas regiões. O Repórter Eco deste domingo (4/10) dá um panorama da situação trágica dos biomas com reportagens e debates com especialistas. Apresentado por Márcia Bongiovanni, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

A reportagem que aborda a transformação em cinzas da Floresta Amazônica conta com a participação de Ane Alencar, geógrafa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), e do físico Paulo Artaxo, membro do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU. "O sentimento é terrível porque a perda da biodiversidade, a perda de animais, a perda de potenciais produtos químicos que poderiam ser descobertos, mas estão simplesmente sendo queimados e jogados para a atmosfera. É um desastre nacional", afirma Artaxo.

O fogo extermina o Pantanal e deixa um rastro de morte num berçário da vida, a paisagem antes verde virou pó. Em entrevista ao Repórter Eco, Walfrido Tomas do Embrapa Pantanal diz que, no momento, é difícil analisar o verdadeiro impacto da situação, pois há um desconhecimento grande em relação à biodiversidade e ao funcionamento do ecossistema. Juliana Camargo, presidente da ONG Ampara Silvestre, ainda completa "a situação dos animais no Pantanal é absurdamente devastadora."

Ainda na edição inédita, especialistas debatem o tema no estúdio por meio de chamada de vídeo. Antonio Nobre, pesquisador do INPE, e Tasso Azevedo, do Observatório do Clima, analisam os impactos na floresta Amazônica. E, sobre a destruição do Pantanal, Felipe Dias, do SOS Pantanal, e Leticia Larcher, do Instituto Homem Pantaneiro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato