Três documentários de Silvio Tendler são exibidos no Curta!

Divulgação Curta!

É vasta a produção cinematográfica do diretor Silvio Tendler e três de seus filmes integram a programação do canal Curta! na mesma semana: “Os Anos JK” (1980), sobre o presidente Juscelino Kubitschek e seus feitos enquanto chefe do executivo, como a construção de Brasília; “Jango”, sobre a trajetória política de João Goulart, presidente brasileiro deposto pelo golpe militar de 1964; e, saindo da política e entrando nas artes, “Glauber O Filme, Labirintos do Brasil”, sobre a vida e morte do cineasta Glauber Rocha. Confira os horários:

“Os Anos JK - Uma Trajetória Política”” - 19/10 – às 16h

O filme conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, da sua estreia na política até a perda dos direitos políticos em decorrência do golpe militar de 1964, passando pela construção de Brasília. Diretor: Silvio Tendler. Duração: 110 min. Classificação: 10 anos. Horário Alternativo: dia 20 de outubro, terça-feira, às 10h.

“Glauber o Filme, Labirinto do Brasil” – 21/10 – às 21h40

"Glauber o Filme, Labirinto do Brasil" é um documentário sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens do enterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seu pensamento e ideias, explodem na tela num filme tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário. Diretor: Silvio Tendler. Duração: 98 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 22 de outubro, quinta-feira, às 01h40 e 15h40; dia 23 de outubro, sexta-feira, às 09h40; dia 24 de outubro, sábado, às 15h10; dia 25 de outubro, domingo, 22h10.

“Jango” - 25/10 – às 18h45

O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. A reconstituição da trajetória de Goulart é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. O documentário captura a efervescência da política brasileira durante a década de 1960 sob o contexto histórico da Guerra Fria. Jango narra os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do presidente no exílio e imagens de seu funeral, cuja divulgação foi censurada pelo regime militar. Lançado em março de 1984, o filme teve seu roteiro escrito por Maurício Dias e Sílvio Tendler, enquanto a trilha sonora foi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso. Diretor: Silvio Tendler. Duração: 120 min. Classificação: 12 anos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato