Home Top Ad

Tributo a Garrincha na TV Brasil reúne jogadas e entrevistas

Share:

Divulgação TV Brasil

Considerado um dos mais célebres pontas-direita da história do futebol, o jogador Mané Garrincha completaria 87 anos de idade no dia 28 deste mês. Como tributo, o Recordar é TV que a TV Brasil exibe às 21h de sábado (24) combina lances de partidas com depoimentos de ex-jogadores e jornalistas. As entrevistas foram gravadas originalmente para o programa "Futebol, o jogo da paixão", exibido pela TVE do Rio no início da década de 1990.

Parte da trajetória de Garrincha, conhecido como o "anjo das pernas tortas", é contada em depoimento de personagens que marcaram o futebol brasileiro, como o bicampeão mundial Nilton Santos, o ex-zagueiro Jordan (Flamengo) e o ex-zagueiro Altair (Fluminense).

"Duvido que um lateral esquerdo dormisse sossegado sabendo que no dia seguinte ia pegar o Garrincha pela frente”, relembrou Altair. “Garrincha costumava dizer que eu era quem melhor marcava ele. Nunca usei violência. Nem com ele, nem com ninguém”, contou Jordan.

"Cada vez que falo nele, me emociono. Todo dia 20 de janeiro, acendo uma vela e converso com ele”, revelou Nilton Santos. Garrincha morreu em 20 de janeiro de 1983, aos 49 anos.

Recordar é TV também traz depoimentos de Telê Santana e dos jornalistas e cronistas esportivos Roberto Porto, Oldemário Touguinhó e Luiz Mendes, entre outros.

Exibido na década de 1990 pela TVE, o programa "Futebol, o jogo da paixão" era apresentado pela jornalista Carla Ramos e pelo narrador esportivo Januário de Oliveira, profissional com passagem por emissoras como a Rádio Nacional, famoso por bordões como "É disso que o povo gosta", "Taí o que você queria", "Sinistro, muito sinistro" e "Cruel, muito cruel". As reportagens foram dos jornalistas José Guilherme, Dirceu Netto e Sérgio Maurício.

Recordar é TV leva ao telespectador momentos importantes da televisão brasileira por meio de registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro, que hoje integram o acervo da TV Brasil. O programa revisita shows, programas de auditório, entrevistas, matérias jornalísticas, musicais e peças de teledramaturgia.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.