TV Brasil estreia dez produções infantis no mês das crianças

Divulgação TV Brasil

Em comemoração ao mês das crianças, a TV Brasil lança dez animações inéditas no início de outubro. A emissora pública estreia vários conteúdos internacionais para a garotada nesta segunda (5) em diversos horários na sua faixa de programação infantojuvenil, a TV Brasil Animada.

As atrações são as séries Kiwi, Nina Perguntadeira, A Ratinha e o Urso, Pirata e Capitano, Angelo, Casa da Árvore, Eu sou um gênio, Ready Get Go!, Space Racers e Simplex. Destaque, ainda, para a estreia da nona temporada do seriado Detetives do Prédio Azul, ainda inédita na televisão aberta.

Outra novidade para celebrar a data é uma campanha que traz conteúdos lúdicos para a criançada se divertir. No site da emissora, é possível baixar e imprimir jogos de colorir, quebra-cabeças e atividades de liga-pontos com o tema da TV Brasil Animada.

As séries inéditas no canal possuem em comum aspectos como a valorização da diversidade, a inclusão e a cidadania, eixos diretamente ligados à estratégia da emissora pública para difundir conteúdos educativos que reforcem valores positivos. A maioria delas é voltada para crianças em idade pré-escolar.

Além da janela na televisão aberta, os conteúdos também ficam acessíveis no aplicativo TV Brasil Play, por streaming no site da emissora (https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv), pelas afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNPC) e pela TV Brasil no sinal fechado por assinatura.

Com mais de 50 horas semanais de produção audiovisual para crianças e adolescentes, a TV Brasil Animada oferece uma sessão diária com mais de dez horas de duração com séries e desenhos para jovens de todas as idades.

Atividades lúdicas para criançada

Para festejar o mês das crianças, a faixa infantil da emissora pública traz uma surpresa que promete agradar a turminha miúda. A TV Brasil Animada disponibiliza uma série atividades para a garotada se divertir em casa com muita criatividade.

A TV Brasil oferece brincadeiras no site https://tvbrasil.ebc.com.br/tvbrasilanimada. A criançada vai curtir na telinha e no papel desenhos para imprimir, pintar e jogar. É só preparar os lápis de cor, giz cera ou aquarela para deixar a TV Brasil Animada ainda mais colorida.

Novos desenhos na telinha

A série francesa Kiwi é a primeira novidade da programação às 10h na TV Brasil. A animação estimula o aprendizado da língua inglesa de uma maneira divertida com os irmãos Twiki e Twini a partir dos sons das palavras. O programa tem 78 episódios de 5 minutos.

Nina Perguntadeira é um desenho francês que vai ao ar às 10h20. Garota muito curiosa, Nina elabora questões para si mesma, seus amigos e familiares. Muitas vezes ela encontra respostas divertidas. A menina se questiona sobre sentimentos em situações cotidianas. A obra tem 78 episódios de 7 minutos.

No ar às 10h45 e às 14h45, a animação francesa A Ratinha e o Urso que mostra a amizade do urso Ernest, com Celestine, ratinho travesso que passa a morar com esse grande músico de rua e palhaço. Os dois solitários apoiam e confortam um ao outro na produção que tem 26 episódios de 13 minutos.

A série ítalo-francesa Pirata & Capitano acompanha muitos desafios em 52 episódios de 11 minutos exibidos às 11h15 e às 15h15. A trama revela as aventuras de Pirata, que comanda seu próprio navio, e Capitano, que pilota um hidroavião vermelho. A dupla se junta em busca de tesouros perdidos.

O desenho britânico Angelo traz as divertidas histórias de um genial garoto de 11 anos com talento para sair de problemas que elabora planos elaborados e estratégias cômicas. A atração tem 78 episódios de 7 minutos que vão ao ar às 11h45 e às 15h45.

Os melhores livros infantis de todo o mundo inspiram as histórias da produção francesa Casa da Árvore, obra em 49 episódios de 7 minutos que está no ar ao meio-dia e às 16h. Um grupo de amigos se reúne em uma casa na árvore secreta para compartilhar seus livros favoritos com tramas incríveis.

A série Eu sou um gênio mostra as divertidas aventuras do camelo Diego que encontra uma lata de refrigerante com o gênio Ziggy dentro. Ele concede três desejos, mas depois de realizar dois deles a magia acaba. A produção franco-inglesa tem 52 episódios de 13 minutos no ar às 12h15 e às 16h15.

Em Ready Jet Go!, duas crianças que gostam de ficção científica fazem amizade com o novo vizinho que é de uma família alienígena. O trio embarca em grandes aventuras ao explorar o sistema solar para aprender sobre espaço e ciência. Com 52 episódios de 11 minutos, a produção britânica é exibida de segunda a sexta, às 12h30 e às 16h30; e aos sábados, às 11h30.

A série Space Racers acompanha viagens extraordinárias de uma força-tarefa de elite formada por Eagle, Robyn, Hawk, Starling e Raven pelo sistema solar. Eles exploram as maravilhas do universo e aprendem sobrea ciência dos foguetes com trabalho em equipe e descoberta científica. O desenho britânico tem 52 episódios de 11 minutos que vão ao ar às 12h45 e às 16h45.

Já Simplex mostra como quatro adolescentes colocam em prática a matemática no seu cotidiano. Ines, Marion, Tom e Julien conseguem aplicar seus conhecimentos com a ajuda de Evariste Euler, um estudioso, mas sombrio segurança de boate. Com dez episódios de 5 minutos, a série francesa vai ao ar em vários horários na programação da TV Brasil.

Estímulo às produções infantis com acessibilidade

Referência de conteúdo para a garotada na televisão aberta, a TV Brasil é uma das principais janelas para desenhos e animações nacionais. Em sua programação, a emissora reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças.

A programação para crianças e jovens oferecida pelo canal público é organizada por faixa etária. Outra vantagem da sessão TV Brasil Animada para as famílias é a ausência de publicidade que incentive o consumismo.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Show da Luna! e SOS Fada Manu. Entre as séries em live-action, as atrações são Detetives do Prédio Azul e Valentins.

No início da manhã, a partir das 7h45 até 9h45, a TV Brasil exibe uma sessão especial que reúne produções para a os pequenos com todos os recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda oculta, interpretação em Libras e dublagem.

Em seguida, a partir das 10h, a faixa TV Brasil Animada leva ao ar quase nove horas consecutivas de conteúdo infantil e juvenil educativo até às 19h, com intervalo para o programa Sem Censura, às 14h, e para os boletins jornalísticos do Repórter Brasil. A faixa tem espaço aos fins de semana, nos sábados, de 10h às 14h.

Valorização do conteúdo independente nacional

A TV Brasil é um dos canais que mais exibe conteúdo independente nacional. Além de ser uma grande apoiadora da produção de atrações infantis no mercado audiovisual do país, a emissora estimula novos realizadores.

O canal apresenta os conteúdos audiovisuais selecionados pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

Com narração do cantor Ney Matogrosso e inspirada na obra do poeta Manoel de Barros, a série infantil "O Menino que engoliu o sol" foi uma das recentes estreias da emissora pública em setembro. A produção independente tem 13 episódios de sete minutos. No ar de segunda a sexta, às 10h10, o conteúdo tem supervisão artística do cineasta Joel Pizzini.

Obra conquista reconhecimento em festivais

O desenho "Lupita no Planeta de Gente Grande" é uma das atrações que volta à programação da TV Brasil em outubro, às 7h45, de segunda a sexta-feira, na faixa com recursos de acessibilidade da TV Brasil Animada.

A produção conquistou o prêmio de Melhor Animação Infantil do Conexões Gramado Film Market, no Festival de Gramado deste ano. A obra independente ainda concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em que está indicada na categoria de Melhor Série de Animação para TV Paga/OTT.

Confira o horário de exibição das estreias infantis de outubro na TV Brasil

- Kiwi: segunda a sexta, às 10h
- Nina Perguntadeira: segunda a sexta, às 10h20
- A Ratinha e o Urso: segunda a sexta, às 10h45 e às 14h45
- Pirata e Capitano: segunda a sexta, às 11h15 e às 15h15
- Angelo: segunda a sexta, às 11h45 e às 15h45
- Casa da Árvore: segunda a sexta, ao meio-dia e às 16h
- Eu sou um gênio: segunda a sexta, às 12h15 e às 16h15
- Ready Get Go!: segunda a sexta, às 12h30 e às 16h30; e aos sábados, às 11h30
- Space Racers: segunda a sexta, às 12h45 e às 16h45
- Detetives do Prédio Azul (nona temporada): segunda a sexta, às 13h e às 18h
- Simplex: diversos horários na programação

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato