TV Brasil presta tributo a Emilinha Borba nos 15 anos de sua morte neste sábado

Divulgação TV Brasil

Em homenagem a uma das mais populares cantoras brasileiras e uma das estrelas da Rádio Nacional, a diva Emilinha Borba, que faleceu há 15 anos, em 3 de outubro de 2005, aos 82 anos, vítima de um infarto, a TV Brasil apresenta uma edição especial do Recordar é TV neste sábado (3), às 21h.

Para reverenciá-la, a emissora pública resgata do acervo preservado pelo canal a participação da eterna Rainha do Rádio no programa "O Papo", apresentado por Ziraldo, em 1989, na extinta TVE do Rio de Janeiro. Entre os trechos selecionados, está uma canja que a artista dá com diversas marchinhas consagradas.

Com descontração, Emilinha Borba rememora a infância e o início da carreira no animado bate-papo com o cartunista. Ela ainda destaca sua admiração por Carmem Miranda e comenta sobre o lendário Cassino da Urca.

A cantora também recorda sua atuação no cinema e emociona-se ao falar dos fãs clubes das rainhas do rádio. "A Garota Grau Dez" e "A Favorita da Marinha" são alguns dos apelidos da saudosa intérprete de samba, marcha e choro.

Trajetória de Emilinha e rivalidade com Marlene

Emilinha Borba soltou a voz no programa de calouros de Ary Barroso e fez carreira na Rádio Nacional nos anos 1940 e 1950. Fã declarada de Carmen Miranda, sua grande inspiração desde a juventude, ela ficou conhecida como a mais popular intérprete das marchinhas de carnaval do Brasil. Em sua trajetória, Emilinha gravou dezenas de sambas e boleros até que o carisma da cantora chegou às telas do cinema.

Durante a conversa com Ziraldo, Emilinha Borba afirma que imitava "A Pequena Notável" na infância e conta como foi a experiência como crooner no início de sua trajetória artística. Ao longo de 60 anos de carreira, a diva gravou mais de 300 discos. Com vasto repertório, a relação com o público era um tema caro à artista.

Eternizada como uma das "Rainhas do Rádio" durante os anos de ouro da música brasileira, ela disputava a coroa com a cantora Marlene. Apesar da suposta rivalidade, as duas foram parceiras em várias canções. Emilinha Borba diverte-se ao relembrar essa época e falar sobre as polêmicas "brigas" entre os fãs que defendiam uma ou outra.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato