Djamila Ribeiro é a convidada do sofá virtual do "Saia Justa"

Reprodução

Com transmissão ao vivo, o "Saia Justa" de hoje (25) traz Astrid Fontenelle, Mônica Martelli, Pitty e Gaby Amarantos para debater racismo estrutural e ativismo hereditário. Para enriquecer os debates, as "Saias" recebem a filósofa e escritora Djamila Ribeiro no sofá virtual. Atração vai ao ar às 22h30, no GNT.

Abrindo o bate papo com a convidada, elas repercutem o assassinato brutal de um homem negro, João Alberto Silveira Freitas, pelas mãos de um PM e um segurança, nas vésperas do Dia da Consciência Negra. Na esteira do ocorrido, setores da sociedade e do governo se apressaram em afirmar que no Brasil não existe racismo, que o fato era um caso isolado — alguns até chegaram a questionar a idoneidade da vítima. A partir desta situação, elas discutem os motivos de parte da sociedade insistir em negar o racismo, não o admitindo como um problema e partindo para medidas efetivas.

Em seguida, as apresentadoras debatem como palavras e expressões tão incorporadas ao vocabulário do português brasileiro reforçam o racismo estrutural. Mas há quem se apegue aos livros e gramáticas dizendo que a língua não pode mudar de uma hora para outra. Com Djamila, elas refletem se mudar o vocabulário pode ser uma forma de despertar mais empatia ou aumentar as discordâncias.

Para encerrar o programa, as "Saias" falam sobre a campanha Natal Sem Fome. Daniel de Souza, que viu desde cedo seu pai, o sociólogo Herbert de Souza, Betinho, engajar-se em causas sociais, fundando a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, leva consigo esse legado. A campanha, iniciada em 1994, já impactou a vida de mais de 20 milhões de pessoas no Brasil, e, hoje, Daniel leva adiante o sonho de seu pai. No papo, elas debatem como o ativismo muitas vezes vem de uma consciência herdada e se questionam se crescer em uma família de militantes solidifica a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho social.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato