Entrevistados compartilham conquistas no Programa Especial deste sábado na TV Brasil

Divulgação

A edição inédita do Programa Especial destaca as conquistas de entrevistados como a judoca Karla Cardoso neste sábado (21), às 9h30, na TV Brasil. A atleta, que tem deficiência visual, é medalhista de prata em Paralimpíadas, e fala sobre realizações no dojô enquanto o seu técnico, Antônio Luiz Júnior, analisa os feitos da competidora.

A produção também mostra o trabalho de Luiza Camargo que tem síndrome de Down e lançou um livro sobre receitas. O Programa Especial também apresenta uma dica do Instituto Benjamin Constant sobre reabilitação.

Na série Autonomia, a repórter Fernanda Honorato, que tem síndrome de Down, entrevista a terapeuta ocupacional Kamila Ferraioulo. A convidada explica a metodologia do brincar adaptado e a importância dessa iniciativa para crianças com algum tipo de deficiência.

Atleta paralímpica de judô, Karla Cardoso está com 38 anos e tem baixa visão. Ela comemora sua trajetória no esporte em que já conquistou duas medalhas de prata nas Paralimpíadas de Atenas, em 2004, e de Pequim, em 2008. Ela também ganhou o ouro nos Parapans de 2007, 2011 e 2015.

A judoca incentiva a pratica esportiva. "Pessoas que têm deficiência devem fazer alguma atividade física, pratique, não fique com medo, e acredite em si mesma, procure as pessoas certas, procure o esporte certo e vá em frente", recomenda.

Luiza Camargo, por sua vez, lançou um livro de receitas, o "Menu da Luiza". A moça que tem síndrome de Down mostra algumas de suas preferidas enquanto a mãe, Lidia Camargo, conta como decidiram fazer a publicação.

"O livro da Luiza surgiu de fotos do Facebook. Ela queria uma rede social e meu filho, para fazer essa rede, começou a tirar fotos das, dos preparos culinários dela em casa. Tudo que ela fazia, ele começou a fotografar e colocar na rede social e daí surgiu o livro".

 

Na série sobre autonomia, Fernanda Honorato conversa com a terapeuta ocupacional Kamilla Ferraioulo sobre o método do brincar. A profissional explica como funciona e a importância dele para o desenvolvimento motor, social e, até mesmo, emocional das crianças

 

Ela também fala sobre o brincar adaptado, que promove, com equipamentos facilitadores, a inclusão de crianças com deficiência. "A ideia é que todas as crianças possam brincar juntas, com autonomia e independência. A gente usa a tecnologia assistiva, que são exatamente esses equipamentos facilitadores para que ela consiga acionar o brinquedo", comenta a terapeuta ocupacional Kamilla Ferraioulo.

 

Já João Ricardo Figueiredo, diretor-geral do Instituto Benjamin Constant e que tem baixa-visão, destaca o trabalho de reabilitação, que é voltado para pessoas que ficaram com deficiência depois de uma certa idade. Ele ainda aborda o Programa Esportivo de Alto Rendimento em que atletas de diferentes modalidades treinam e competem.

 

Associada do Clube Niteroiense de Montanhismo, Patrícia Gregory apresenta a cadeira Julietti, que é adaptada para pessoas com deficiência motora e querem praticar o esporte. Ela afirma que o clube promove atividades com o equipamento.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato