Hélio culpa Donato por relação estremecida com a família em 'Flor do Caribe'

Divulgação Globo/ João Miguel Júnior

Donato (Luiz Carlos Vasconcelos) passou por momentos difíceis quando foi condenado por um crime que não cometeu. O verdadeiro culpado, seu filho Hélio (Raphael Vianna), se calou, não assumiu a culpa pelo atropelamento seguido de morte, e viu seu pai pagar por seu erro durante sete anos, preso. Donato sabia que tinha sido o filho, mas não perguntou, e a verdade só veio à tona quando Donato contou à Bibiana (Cyria Coentro) a verdade. Não demorou até que os irmãos de Hélio, Marizé (Lívian Aragão) e Felipe (Pablo Mothé), soubessem da história. E a partir daí, Hélio passou a ser rejeitado por toda a família.
 
Em capítulos que vão ao ar a partir desta quarta-feira, Bibiana diz à Donato que está com vergonha das atitudes recentes do filho. Funcionário de Alberto (Igor Rickli), é ele quem coloca em prática os movimentos do chefe na guerra contra Ester (Grazi Massafera). Apesar de Hélio procurá-la para se explicar, não encontra espaço para conversa. Ele procura, então, Donato e culpa o pai pela relação estremecida com a mãe e com os irmãos. Donato se comove com o desabafo do filho.
 
ENTREVISTA COM LUIZ CARLOS VASCONCELOS
 
O que você achou da escolha de 'Flor do Caribe' para ser exibida em edição especial neste momento?
Eu recebi com muita alegria a notícia dessa reapresentação. É uma novela que todos que participamos ficamos marcados pelo tema, pelo aspecto praieiro... E o meu núcleo com aquela família, pescador, aquela relação conflituosa com o filho, a relação amorosa que o meu personagem tem com a família e com a mulher... Então, foi muito bom saber que ela foi escolhida para ser reexibida no horário das seis. Eu me enchi de alegria com essa notícia.
 
Qual a importância de Donato na sua carreira? Como se preparou para a personagem?
Teve um peso muito grande positivamente. Havia um retorno muito forte, era comum as pessoas comentarem: 'Nossa que personagem incrível que você tá fazendo'. Então, ele atinge a alma das pessoas. A relação pai e filho é muito marcante. Todos nós em alguma medida temos uma relação marcante com o pai. E, geralmente, essa relação é mais cheia de problemas, eu mesmo com o meu pai, nos amávamos, sem sombra de dúvidas, mas não havia toque, não havia demonstração de carinho. Já o Donato chegou nas pessoas, e isso era evidente, eu sentia o carinho e a comoção das pessoas com ele e com o personagem. E não tem nada mais prazeroso para um ator do que sentir que o público está torcendo junto pelo o seu personagem. 
 
Aprendeu algo com Donato?
Eu acho que a gente sempre aprende alguma coisa com os personagens que fazemos. No caso do Donato, tem vários aspectos que eu achava incrível na trajetória dele, mas eu acredito que o mais marcante tenha sido a relação dele com o seu filho mais velho. E aproveito para dizer como foi bacana a troca com o Raphael, que fazia meu filho. Tinha o sofrer desse pai que assume uma culpa no lugar do filho. É um aprendizado pra toda a vida, o que um pai é capaz de fazer por amor a uma filho? E como a experiência de um personagem é para toda vida, embora eu não tenha um filho com aqueles problemas e nem tenha uma relação dolorosa e difícil com um filho como do Donato teve com o seu, eu vivia aquilo na pele, eu sentia aquela dor em mim. Talvez tenha sido esse o maior aprendizado, toda dor daquele pai. 
 
Como foi o trabalho com Cyria Coentro?
Nossa, a Cyria é uma querida. Até hoje temos um vínculo de amizade, um carinho. E é uma atriz que eu admiro, ela estaria entre as primeiras que eu destacaria com as melhores. Ela sabe tudo e é uma atriz perfeita em todos os territórios da atuação. Além de ser parceira, sabe? Você tem ali uma contra cena, tem o olho no olho, a cumplicidade. São elogios para a profissional e para a amiga querida que se tornou. Nos falamos sempre, nos encontramos... Uma parceria para toda a vida, é um daqueles presentes lindos que a vida nos dá. Presentes que são para sempre.
 
Como tem sido sua quarentena?
Tem uns aspectos da dureza que é esse isolamento, mas tem sido muita coisa positiva também, isso no território da casa onde estamos confinados, eu e o meu filho Francisco. Tenho feito práticas que eu não conseguia fazer, como ir fundo na meditação, que desatou os meus sonhos, que eu tenho sonhado muito, sonhos significantes. É incrível essa porta do consciente para o inconsciente. Passamos, a convite de um amigo meu, o Bruno Torres, a realizar uma live às quarta-feira onde falamos sobre tudo: atuação, espiritualidade, os frutos desse isolamento. Então, eu só tenho a agradecer esses aspectos de me voltar para mim mesmo. A própria relação com o meu filho... essa proximidade, agora estamos treinando juntos aqui no prédio. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato