Pela primeira vez no país, FameLab Brasil será exibido pela TV Cultura, com a participação de Felipe Castanhari

Divulgação

Neste domingo (15/11), a TV Cultura transmite, pela primeira vez no país, a edição brasileira de uma das maiores competições de comunicação científica do mundo. Com apresentação de Marcelo Tas, a partir das 15h, o programa especial revela quem será o(a) jovem cientista que vai representar o Brasil no FameLab Internacional, que este ano acontecerá em 26 de novembro, em Londres, de forma remota, com transmissão pelo YouTube.

O evento é realizado pelo British Council em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O programa na TV Cultura conta a história do FameLab no Brasil, destaca a importância da ciência e de como traduzi-la de forma que todos a entendam, além de mostrar como foi a competição deste ano até chegar ao vencedor. Dos 118 jovens pesquisadores inscritos, maioria mulheres e vindos de todas as regiões do Brasil, 30 foram selecionados e participam do programa. Eles receberam um treinamento em comunicação científica da especialista britânica Wendy Sadler e do brasileiro Ronaldo Christofoletti e apresentam, ao vivo por videoconferência, seus trabalhos científicos ou tecnológicos enfatizando qual o impacto e a importância na vida cotidiana. Dos 30 selecionados, dez passam para a final e somente um será o vencedor.

A migração da inciativa para o não presencial trouxe um novo desafio para os competidores. "Nesse ano, o palco foi uma câmera. Então, existiram algumas adequações necessárias durante o treinamento, para desenvolver suas habilidades de contar em frente a uma câmera. Tivemos que dar uma nova abordagem à apresentação nesse sentido, já que a comunicação digital se tornou crucial", ressalta Christofoletti.

A exibição do FameLab Brasil 2020 conta com jurados ilustres entre pesquisadores e fomentadores da ciência no país: o youtuber Felipe Castanhari, o doutor Arquimedes Belo Paiva, a neurocientista Carla Tieppo e a bióloga citotecnologista Simone Evaristo são responsáveis pela 1ª seleção. Já na 2ª, estão o diretor científico da FAPESP Luiz Mello, o presidente da Confap Odir Dellagostin, a jornalista criadora da revista Pesquisa Fapesp Mariluce Moura e a assessora especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) Regiane Relva Romano.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato