Por Um Respiro, documentário original Globoplay que acompanha a linha de frente da batalha contra a Covid-19, estreia na plataforma

Divulgação Globo

Desde o fim de 2019, o mundo enfrenta uma guerra contra o coronavirus. Enquanto tudo parou, profissionais da saúde, pesquisadores e pacientes foram protagonistas deste confronto, que pode ser árduo, mas também repleto de histórias de superação e muita esperança. Os bastidores do cotidiano de quem está na linha de frente da luta contra a Covid-19 conduzem o documentário original Globoplay 'Por Um Respiro', que estreia no dia 27. 

Dirigida por Susanna Lira, a obra conta com acesso inédito à jornada de médicos, enfermeiros, pesquisadores e pacientes e acompanha, em média, três casos em cada um de seus seis episódios. O projeto se desenvolveu por mais de seis meses, desde a pesquisa até a pós-produção, e teve cerca de 60 profissionais do audiovisual divididos em quatro equipes. 

Uma parte da equipe se revezou para cobrir a rotina do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, em especial dos setores de infectologia, psiquiatria e pediatria. Uma das personagens da ala médica é a chefe do departamento de infectologia, Dra Caryna, que vive diversas jornadas no período de 24 horas. Já Flávio é um dos pacientes que o documentário acompanha. Ele descobriu estar com Covid por acaso enquanto se tratava de outra doença e, internado há meses, virou testemunha ocular de diversas histórias.

Divulgação Globo

A outra parte da equipe do projeto se dividiu entre a cobertura das ações da saúde da família, dos núcleos de pesquisa e das visitas às casas de familiares de pacientes internados. 

Com direção geral de Susanna Lira, criação e produção de Nuno Godolphim e realização da Ocean Films, “Por um Respiro” é um original Globoplay que chega à plataforma dia 27
 
Entrevista com a diretora Susanna Lira

- Como surgiu a ideia para o documentário?
Eu queria saber quem eram aquelas pessoas que estavam por trás dessa luta. Nunca passamos por uma pandemia desse nível, em que o mundo parou. Enquanto fomos para casa fazer distanciamento social, essa galera foi para um front pesadíssimo. Queria conhecer, humanizar as pessoas e fazer com que, através da empatia, a gente pudesse ser mais humano também. 

- Qual foi o momento mais desafiador?
Dirigir quatro equipes em campo trabalhando no meio de uma pandemia foi um dos maiores desafios da minha carreira. Lidar com o cotidiano duro de histórias extremamente dramáticas foi bastante dolorido. Ouvir relatos de mortes diárias, sequelas da doença e a exaustão dos profissionais de saúde desafiaram a minha saúde emocional. 

 - Qual foi o momento mais gratificante?
A pandemia nos colocou em cheque como seres humanos. Foi o evento mais totalitário que nossa geração conheceu. Nos colocou para pensar sobre muitas questões e, especialmente, sobre o que realmente é importante. Acredito que conseguimos captar um material bastante relevante sobre uma situação de impacto profundo em todas as esferas da sociedade. Ter a oportunidade de captar esses momentos e deixar registrado numa série é muito gratificante. Acompanhar profissionais que se sacrificaram e conseguiram salvar vidas em meio a um caos foi inspirador. A força do ser humano e da vocação fala mais alto em um momento de crise e isso faz com que a gente renove nossas esperanças na humanidade.
 
 - O documentário acompanha a correria de quem está na linha de frente e a angústia de pessoas querendo informações sobre seus familiares. Nesses momentos, só a esperança traz algum conforto. O documentário trará essa mensagem e contará com episódios de empatia, solidariedade e esperança? 
A coragem de resistir ao que parece não ter jeito é o que chamamos de esperança. Essa frase do Mário Sérgio Cortella sempre me passava pela cabeça quando eu via uma médica lutando para salvar uma criança em estado grave. A comunidade médica nunca foi tão desafiada, a ciência nunca foi tão questionada, e nós como cidadãos fomos convocados a refletir sobre gestos muito simples como lavar as mãos e usar uma máscara. Atitudes tão simples podem salvar vidas e espero que a série traga essa sensibilização ao espectador.
 
- O que o público pode esperar desse projeto?
A série é composta de histórias muito comoventes. Então não há dúvida que emoção é o que mais eu sinto quando estou revisando os episódios. São histórias de perdas, mas também de ganhos e grandes vitórias por parte da comunidade médica. O momento mais delicado e sensível para mim é poder acompanhar a luta de jovens médicos residentes que estão entrando pela primeira vez em um CTI e já tratando de uma doença tão letal, afastados do convívio familiar e arriscando as próprias vidas em um ambiente altamente contaminado. Certamente, esses profissionais estão sendo moldados de uma forma muito impactante e jamais vão esquecer que suas formações se deram na maior pandemia do nosso século. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato