Home Top Ad

Segredo da longevidade na Rússia é tema de documentário na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil

Às 20h40 de sexta-feira, dia 6, a TV Brasil exibe o sétimo e inédito episódio de Segredos da Vida de um Centenário. A série investiga o segredo dos mais longevos anciãos da Rússia e por que seus relógios biológicos desaceleram.

Uma equipe de cientistas russos percorre diferentes regiões do país e estuda as questões da longevidade dos cidadãos centenários. Um dos objetivos dessa pesquisa é elaborar um “livro de regras” para se passar dos cem anos de idade.

Em oito episódios de 44 minutos, a série documental passa por Rússia, Costa Rica, Cuba, Grécia, Estado Unidos, Itália e Japão. Nesses lugares, revela como as pessoas conseguem prolongar a vida de maneira saudável.

Alguns centenários desenvolvem condições favoráveis para viver mais e melhor. Eles ensinam que a maneira como se lida com a vida no cotidiano é um fator de peso. O ambiente em que se vive e uma alimentação saudável também influenciam. Com atividades simples, como relaxamento, convívio social, leitura, artes e exercícios físicos leves, esses idosos prolongam a vida.

De acordo com estimativas das Nações Unidas, o mundo abrigava quase meio milhão de centenários em 2015, mais de quatro vezes que em 1990, quando havia apenas 2,9 centenários para cada 10 mil idosos no mundo. O número cresceu para 7,4 até 2015. E a projeção é que aumente para 23,6 até 2050, ou seja, um total estimado de 3,7 milhões de centenários.

Ao ar toda sexta na TV Brasil, às 20h40, Segredos da Vida de um Centenário tem reprise aos sábados, às 15h. A série é uma realização do canal de TV russo Science 2.0, que, em colaboração com os principais centros científicos da Rússia – Academia Russa de Ciências (RAS) e Centro Nuclear em Dubna, Skolkovo –, produz novos formatos de programas sobre as conquistas científicas russas e mundiais.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.