Segredo da longevidade na Rússia é tema de documentário na TV Brasil

Divulgação TV Brasil

Às 20h40 de sexta-feira, dia 6, a TV Brasil exibe o sétimo e inédito episódio de Segredos da Vida de um Centenário. A série investiga o segredo dos mais longevos anciãos da Rússia e por que seus relógios biológicos desaceleram.

Uma equipe de cientistas russos percorre diferentes regiões do país e estuda as questões da longevidade dos cidadãos centenários. Um dos objetivos dessa pesquisa é elaborar um “livro de regras” para se passar dos cem anos de idade.

Em oito episódios de 44 minutos, a série documental passa por Rússia, Costa Rica, Cuba, Grécia, Estado Unidos, Itália e Japão. Nesses lugares, revela como as pessoas conseguem prolongar a vida de maneira saudável.

Alguns centenários desenvolvem condições favoráveis para viver mais e melhor. Eles ensinam que a maneira como se lida com a vida no cotidiano é um fator de peso. O ambiente em que se vive e uma alimentação saudável também influenciam. Com atividades simples, como relaxamento, convívio social, leitura, artes e exercícios físicos leves, esses idosos prolongam a vida.

De acordo com estimativas das Nações Unidas, o mundo abrigava quase meio milhão de centenários em 2015, mais de quatro vezes que em 1990, quando havia apenas 2,9 centenários para cada 10 mil idosos no mundo. O número cresceu para 7,4 até 2015. E a projeção é que aumente para 23,6 até 2050, ou seja, um total estimado de 3,7 milhões de centenários.

Ao ar toda sexta na TV Brasil, às 20h40, Segredos da Vida de um Centenário tem reprise aos sábados, às 15h. A série é uma realização do canal de TV russo Science 2.0, que, em colaboração com os principais centros científicos da Rússia – Academia Russa de Ciências (RAS) e Centro Nuclear em Dubna, Skolkovo –, produz novos formatos de programas sobre as conquistas científicas russas e mundiais.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato