'A ARTE DO ASSASSINATO POLÍTICO', thriller documental da HBO sobre a investigação do assassinato de Juan Gerardi, estreia nesta quarta-feira

Divulgação HBO

A ARTE DO ASSASSINATO POLÍTICO (THE ART OF POLITICAL MURDER), que estreia na quarta-feira, 16 de dezembro, às 23h, é baseado no premiado livro homônimo de Francisco Goldman e produzido pelos ganhadores do Oscar® George Clooney e Grant Heslov. A produção conta a história do assassinato do bispo Juan Gerardi, ativista de direitos humanos, ocorrido em 1998, que comoveu um país devastado por décadas de violência política e marcado pela luta por justiça.

O documentário estará disponível na HBO e por streaming na HBO GO.

"O bispo Juan Gerardi procurou revelar crimes e a corrupção na Guatemala e pagou com a vida por isso", diz o produtor executivo George Clooney. "Grant e eu estamos orgulhosos de mostrar sua coragem ao mundo."

A ARTE DO ASSASSINATO POLÍTICO (THE ART OF POLITICAL MURDER) conta a investigação do assassinato do bispo Gerardi, destacando a atuação da equipe de jovens investigadores que trabalhou no caso e desvendou episódios de traição, condutas inapropriadas e corrupção que atingiam os mais altos níveis do governo.

Dois dias apenas após a publicação do relatório incriminador contando as atrocidades da guerra civil nos círculos militares guatemaltecos, o corpo do bispo Gerardi foi encontrado violentamente espancado e sem vida na garagem da casa paroquial da Igreja de San Sebastián, na Guatemala. Temendo que o caso fosse abafado, os jovens investigadores que redigiram o relatório com Gerardi desafiaram perigosas intimidações para revelar uma trama de conspirações e assassinatos que atingia os mais altos níveis do governo. Dirigido por Paul Taylor (We Are Together) e produzido por Teddy Leifer, da Rise Films, este documentário cheio de surpresas expõe a violência e a corrupção da frágil democracia na Guatemala pós-guerra por meio de um caso que se tornaria um símbolo da luta do país por prestação de contas e justiça.

O documentário intercala imagens em vídeo e fotos de arquivo com entrevistas atuais com as pessoas envolvidas na divulgação da verdade sobre o assassinato de Gerardi. Muitos depoimentos mencionam o legado do bispo, presente até hoje. Entre os entrevistados estão Ronalth Ochaeta, diretor do Departamento de Direitos Humanos da Igreja Católica (ODHA, sigla em inglês); Edgar Gutiérrez, diretor do projeto de Recuperação da Memória Histórica (REMHI), que trabalhou de perto com Gerardi; Francisco Goldman, autor de The Art of Political Muder; a ativista de direitos humanos Helen Mack; a jornalista Claudia Méndez Arriaza; os ex-investigadores de direitos humanos da ODHA, Rodrigo Salvadó, Arturo Aguilar e Fernando Penados; os ex-promotores especiais do Ministério Público da Guatemala, Otto Ardón e Leopoldo Zeissig; o detetive particular e advogado Jack Palladino; Mynor Melgar, ex-chefe da equipe jurídica da ODHA; e a testemunha Rubén Chanax, cujo depoimento no julgamento foi determinante para mudar o rumo do caso.

Os pôsteres e os grafites sobre o bispo Gerardi, presentes até hoje em toda a Guatemala, dão a dimensão do legado do seu trabalho a da sua luta para expor como o poder busca suprimir a oposição impunemente. Para eles, a luta por justiça continua.

A ARTE DO ASSASSINATO POLÍTICO (THE ART OF POLITICAL MURDER) faz parte de uma coleção de cinco documentários fascinantes sobre crimes, exibidos às terças-feiras, desde o dia 24 de novembro. Cada um vai além das manchetes sensacionalistas e explora o componente humano e todos os aspectos de um crime, mergulhando nos mundos interno e externo de criminosos, vítimas e sobreviventes. A antologia inclui o perfil realizado pelo ganhador do Oscar® Alex Gibney de uma psiquiatra forense que estudou alguns dos serial killers mais famosos em LOUCO NÃO, DOIDO (CRAZY, NOT INSANE); o caso do sequestro de avião nunca solucionado em O MISTÉRIO DE D.B. COOPER (THE MYSTERY OF D.B. COOPER); uma investigação chocante sobre o especialista em fertilidade Dr. Quincy Fortier, de Las Vegas, em COMPLEXO DE DEUS (BABY GOD); e a assustadora tentativa de assassinato cometida por um religioso manipulador de serpentes em A COBRA DO ALABAMA (ALABAMA SNAKE) (estreia em 15 de dezembro).

A ARTE DO ASSASSINATO POLÍTICO (THE ART OF POLITICAL MURDER) foi produzido pela Rise Films e pela Smokehouse Pictures em associação com a Artemis Rising Foundation, a Quickfire Films e a Independent, dirigido por Paul Taylor e produzido por Teddy Leifer e Regina K. Scully. Produtores executivos: George Clooney, Grant Heslov, David Harding e Claudia Harding. Produtores associados: James Atherton, Jan Pace, Cora Palfrey, Sarah Lebutsch, Chris Matson e Sarah Shepard. Produtor consultor: Francisco Goldman. Produtoras executivas pela HBO: Nancy Abraham e Lisa Heller; supervisão de produção: Jesse Weinraub.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato