Home Top Ad

Smithsonian Channel patrocina evento virtual que discute impacto das mudanças climáticas no bioma amazônico

Share:

Divulgação Smithsonian Channel

O canal Smithsonian Channel patrocina e participa do evento virtual ''Encuentros Ficamazonía 2020: El Vuelo del Agua'', que acontece de 16 a 18 de dezembro e ressalta a importância do bioma amazônico e dos chamados “rios voadores”. Derivado do Festival Internacional de Cinema e Meio Ambiente Itinerante da Amazônia, ocorrido em 2019, na Colômbia, o evento deste ano será totalmente online, aberto ao público e gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo site https://ficamazonia.com/vuelo-del-agua/ .

Na quinta-feira, 17 de dezembro, às 21h30 (horário de Brasília), o Smithsonian Channel apresentará o documentário “O Reino da Onça-Pintada”, dirigido e produzido pelo documentarista de natureza Lawrence Wahba. A produção segue de perto quatro onças-pintadas que habitam uma área relativamente pequena e protegida do Pantanal, situada no Parque Estadual Encontro das Águas. Em seguida, haverá bate-papo ao vivo com Silvia Saad Jafet, diretora do Smithsonian Channel no Brasil. A conversa, conduzida por Mónica Barrios, produtora sênior do Smithsonian Channel, abordará a importância da produção de programas de história natural e de canais que transmitem esse conteúdo para a conservação ambiental. Lawrence Wahba também participará por meio de depoimento gravado. 

Durante os três dias de evento, ambientado virtualmente para que os participantes sintam-se em um chamado “campus amazônico”, haverá a exibição de filmes e fóruns de debate sobre as seguintes questões ambientais: “Paisagens sustentáveis da Amazônia: conectividade para sua conservação e proteção”, “Mudanças climáticas e compromissos do Estado”, “Experiências público-privadas para o monitoramento e acompanhamento da biodiversidade e seu valor na tomada de decisões”,  “O que o mundo deve saber sobre a Amazônia” e “Qual a relação entre produção agropecuária e mudanças climáticas?”, entre outros.

Esta é a segunda vez que o Smithsonian Channel apoia a “Ficamazonía”, fundação realizadora do evento, que dá voz à floresta amazônica através do cinema, da educação ambiental e dos chamados “diálogos ancestrais”. Em 2019, o canal patrocinou a primeira edição do Festival Internacional de Cinema e Ambiente Itinerante da Amazônia.  

Além dos representantes do Smithsonian Channel, o evento contará com a participação de Florencia Santucho, diretora do festival FINCA, da Argentina; Emellie O' Brien, CEO do Earth Angel; Mark Plotkin, co-fundador e presidente do The Amazon Conservation Team; Benjamin Donateo, diretor, roteirista e editor suíço; e Graham Townsley, cineasta e doutor em Antropologia pela Universidade de Cambridge, entre outros. 


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.