Home Top Ad

Centenário de Clarice Lispector é celebrado na TV Brasil

Share:

Divulgação

O Recordar é TV inédito que a TV Brasil exibe às 21h de sábado, dia 26, presta homenagem à escritora Clarice Lispector, que teria completado 100 anos de idade no dia 10 deste mês. A emissora resgata trechos dos programas “De Lá Pra Cá”, “Gema Brasil”, “Revista Brasil” e “Arte com Sérgio Britto”, originalmente veiculados pela TVE-RJ.

Artistas, biógrafos e especialistas traçam um perfil de Clarice. Entre os depoimentos, estão o do poeta Ferreira Gullar, o da escritora Nélida Piñon, o dos atores Sergio Britto, Rodolfo Bottino e o das atrizes Beth Goulart, Cassia Kiss e Giulia Gam.

“Aquela maneira de dizer não é habitual. Mas não é nenhuma coisa esnobe ou rebuscada, nem uma coisa hermética deliberada. Não é nada disso”, frisou o poeta Ferreira Gullar em 2008, ao participar do programa Sem Censura. “Ela (Clarice Lispector) era tão ligada ao mistério da vida, que queria dizer aquilo.”

Nascida Chaya Pinkhasivna Lispector, na Ucrânia, Clarice chegou ao Brasil ainda criança, com a família, que fugia da I Guerra Mundial. Na adolescência, muda-se para o Rio de Janeiro, então capital da república, para cursar faculdade de Direito.

Aos 23 anos, é aclamada com o lançamento de "Perto do Coração Selvagem" (1943). Com "A Paixão Segundo G.H." (1964) e "A Hora da Estrela" (1977), Clarice deixaria sua marca indelével na literatura mundial. A romancista, contista e cronista é considerada uma das mais influentes escritoras de todos os tempos, com nove romances, cinco livros infantis e dez coletâneas de contos, obra traduzida em mais de 30 idiomas.

Recordar é TV leva ao telespectador momentos importantes da televisão brasileira por meio de registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro, que hoje integram o acervo da TV Brasil. O programa revisita shows, programas de auditório, entrevistas, matérias jornalísticas, musicais e peças de teledramaturgia.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.