Home Top Ad

Cine Nacional, da TV Brasil, exibe filme sobre a história do futebol nesta sexta

Share:

Divulgação

A TV Brasil exibe o documentário "Miller & Fried – as origens do país do futebol" na sessão Cine Nacional desta sexta (18), às 22h30. Dirigido pelo cineasta Luiz Ferraz, o filme destaca a importância de personalidades como Charles Miller e Arthur Friedenreich para a chegada e a consolidação do esporte no país.

No final do século XIX, o Brasil estava em ebulição com o fim da escravidão, a vinda de imigrantes e a urbanização que movimentavam o país. Neste cenário, o futebol chega da Inglaterra com o jovem Charles Miller e sofre uma revolução nos pés mágicos de Arthur Friedenreich.

A produção resgata os primórdios do desporto no Brasil a partir da biografia dos paulistanos Charles Miller, considerado o pai do futebol em território nacional, e Arthur Friedenreich, que é chamado o primeiro craque nacional.

O longa-metragem apresenta três relatos que são o fio condutor do roteiro. O documentário é ilustrado por imagens raras dos primórdios do futebol no Brasil enquanto são apresentados os depoimentos dos convidados.

O filme acompanha o discurso de Carlos Miller Junior que recupera detalhes da memória do avô e da família. Biógrafos de Charles Miller e Arthur Friedenreich, respectivamente, John Mills e Luiz Carlos Duarte comentam aspectos precisos sobre as histórias desses ídolos.

Eles resgatam recordações sobre os astros ao abordar perspectivas familiares, profissionais e esportivas, desmistificam lendas sobre as carreiras de Miller e Friedenreich. Ambos têm trajetórias traçadas em momentos distintos da modalidade no país.

Os jornalistas Paulo Vinicius Coelho, Celso Unzete e Marcelo Duarte abordam a formação dos primeiros campeonatos paulistas e a trajetória de agremiações que partem do amadorismo para a formação de equipes profissionais. Eles destacam como as figuras dos protagonistas do filme foram fundamentais para fazer do Brasil o país do futebol.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.