Documentários do Curta! são premiados no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Divulgação 

Dois documentários viabilizados pelo Canal Curta!, através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), foram consagrados na 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O longa “Por Onde Anda Makunaíma?”, de Rodrigo Séllos, recebeu o Candango de Melhor Filme, e “A Luz de Mario Carneiro”, de Betse de Paula, o Prêmio Especial de Montagem, ambos oferecidos pelo júri oficial.

Os documentários concorriam na Mostra Oficial de Longa-metragem e têm previsão de estreia em 2021, com exclusividade, no Curta! – disponível nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV; no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, e oferecido à la carte pela operadora. Também irá integrar o Curta!On – Clube de Documentários, plataforma de streaming do grupo disponível no NOW, da Claro NET. 

“Por Onde Anda Makunaíma?” faz o resgate histórico e cultural do célebre personagem imortalizado por Mário de Andrade na literatura modernista. O documentário traz as diferentes interpretações do personagem Macunaíma na cultura brasileira, desde o mito originário “Makunaima”, que remete aos povos indígenas que habitam a tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, passando pelo livro clássico de Mário de Andrade – obra icônica do movimento modernista de 1922 –, até o filme de Joaquim Pedro de Andrade, no auge do Cinema Novo, lançado um ano depois do Ato Institucional Número 5 (AI-5). Com depoimentos em três diferentes línguas – português, espanhol e inglês – e sobre três diferentes linguagens – oral, escrita e audiovisual –, o filme sai em busca de ilustrar um pouco do multiculturalismo brasileiro, através de um “molho” de diferentes vozes e olhares acerca dessa personagem. Se fosse revisto hoje, por onde andaria Macunaíma? A obra é uma produção da Platô Filmes com coprodução da Boulevard Filmes.

“A Luz de Mario Carneiro”, de Betse de Paula, faz um mergulho na história do cinema nacional a partir de um de seus maiores diretores de fotografia, Mario Carneiro, morto em 2 de setembro de 2007, aos 77 anos. Reconhecido fotógrafo e artista plástico, Carneiro foi um dos principais personagens do Cinema Novo e deixou vasto material de arquivo inédito sobre sua trajetória, como entrevistas e pequenas experiências em 16mm, além de pinturas, gravuras e desenhos. A produção é uma homenagem a esse personagem, fundamental para o desenvolvimento do cinema nacional. A produção é da BPP Produções Audiovisuais.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato