Home Top Ad

Guerra do Paraguai é tema de série documental na TV Brasil

Share:

Divulgação

Na quarta-feira, dia 9, à 0h30, a TV Brasil exibe mais um episódio inédito de Guerras do Brasil.Doc. Nesta semana, a série documental revê a Guerra do Paraguai, marcada por uma série de batalhas sangrentas entre 1864 e 1870.

O programa conta com análises dos historiadores Rodrigo Goyena, Francisco Doradioto, Guido Alvarenga e do escritor Idalberto Chiavenato. Os especialistas comentam a criação do corpo dos voluntários da Pátria, a importância política da guerra, a ascensão de Duque de Caxias, a resistência e queda do imperador paraguaio.

Em 1864, o Paraguai buscava uma saída para o mar. Suas tropas passam pela Argentina, invadem o Brasil e sequestram o barco a vapor brasileiro Marquês de Olinda, que transportava o então presidente da província de Mato Grosso, Frederico Carneiro de Campos. Estava declarada a guerra.

O maior conflito armado da América Latina – em que o Brasil uniu forças com o Uruguai e a Argentina, formando a Tríplice Aliança – deixou mais de 370 mil mortos.

Pela primeira vez na TV aberta, a série documental Guerras do Brasil.Doc revisita conflitos armados da história do Brasil ao longo de cinco episódios. A narrativa é costurada por historiadores, jornalistas e escritores, que apresentam diferentes perspectivas dos fatos.

Imagens de arquivo e ilustrações acrescentam dinamismo aos documentários, que têm roteiro e direção assinados por Luiz Bolognesi, e reconstituem batalhas campais e momentos históricos correlatos. Essa atmosfera permite ao telespectador visualizar os acontecimentos e melhor compreender os fatores que iniciaram os conflitos.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.