Home Top Ad

Programa da TV Brasil explica terremotos e abalos sísmicos neste sábado

Share:

Divulgação

Os terremotos e abalos sísmicos são tema do Ciência é Tudo deste sábado (12), às 8h30, na TV Brasil. O programa inédito mostra como os choques subterrâneos das placas tectônicas e o deslocamento de gases no interior da Terra impactam na superfície do planeta. O conteúdo fica disponível no aplicativo TV Brasil Play, no site da emissora pública e no YouTube do canal.

Além de apresentar a origem desses fenômenos naturais, o programa destaca as possíveis consequências de abalos sísmicos, como deslizamentos de terra, vibração do solo, abertura de falhas no chão, tsunamis, maremotos e até mudanças na rotação da Terra.

O programa da emissora pública apresenta, ainda, o trabalho da Rede Sismográfica Brasileira, que faz o monitoramento de terremotos no Brasil, e explica a ocorrência desses fenômenos no território nacional.

Ainda nessa edição, o Ciência é Tudo acompanha o trabalho do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) no acompanhamento das ameaças naturais em áreas de risco no país com o objetivo de emitir alertas e reduzir o número de vítimas, além dos prejuízos naturais.

A entrevista dessa semana é com o geofísico e pesquisador do Serviço Geológico do Brasil, Marcos Ferreira. O especialista fala sobre as diversas áreas do conhecimento que atuam de forma integrada com a Sismologia.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.