Home Top Ad

TV Brasil revela os avanços da ciência no combate à Aids

Share:

Divulgação

O Ciência é Tudo inédito que a TV Brasil exibe na manhã de sábado (5) chama a atenção para o Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro, e mostra como a ciência evoluiu nos estudos sobre o vírus HIV. 

O programa vai ao ar às 8h30 e traz uma entrevista com o médico infectologista Ricardo Diaz, autor do livro "Histórias de uma luta: mais de 30 anos do desafio chamado HIV e a ciência por detrás da história”. Diaz traça um panorama das pesquisas no combate a Aids, com destaque para a possível remissão da doença. 

Após os primeiros casos de infecção pelo vírus HIV, registrados no final da década de 1970, a ciência avançou no tratamento e no diagnóstico. O que antes era visto como sentença de morte é hoje uma vida de cuidados. Uma pessoa infectada pode ter suas rotinas e nutrir planos, como qualquer outra.

O programa apresenta as formas de prevenção, que podem ser isoladas ou combinadas, e os tratamentos para suprimir a carga viral do HIV no organismo dos soropositivos. Essa supressão melhora a qualidade de vida o paciente e reduz as chances de este transmitir o vírus. O Ciência é Tudo destaca ainda a importância do acolhimento e na humanização do atendimento.

Parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Ciência é Tudo reúne informações científicas, curiosidades e reflexões sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas. A série também traz novidades quanto a investimentos e políticas públicas para o setor.

Entre os quadros do programa estão “Ciência é invenção”, que conta a origem de objetos e ferramentas fundamentais para humanidade. “Ciência é Universo” leva o espectador a um passeio pelo mundo da Astronomia. “Ciência é Trabalho” mostra o dia a dia de profissionais de ciência e tecnologia, além das tendências de mercado, para quem deseja seguir carreira na ciência. Já o “Ciência é entrevista” promove uma conversa sobre um tema de relevância da atualidade, com a possibilidade de sanar dúvidas dos telespectadores.

Apresentado pela jornalista Priscila Rangel, o programa vai ao ar aos sábados, às 8h30. As edições ficam disponíveis no site da TV Brasil (tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo), no YouTube (youtube.com/tvbrasil), no aplicativo EBC Play e no site play.ebc.com.br.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.