Izabella Camargo abre seu diário de vida em entrevista à Amanda Françozo

Divulgação

No ''De Papo com Amanda Françozo'' desta quarta-feira (06/01), às 21h, na TV Aparecida, a conversa irá girar em torno de saúde mental, bom uso do tempo, carreira e lembranças de vida. A convidada do programa é a jornalista Izabella Camargo. 

Com passagens pelo jornalismo da TV Globo, Band e SBT, Izabella trabalhou com Amanda Françozo no programa Fantasia, do SBT, 20 anos atrás. Foi diagnosticada com a Síndrome de Burnout (distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema), em 2018, e agora tem direcionado seu trabalho à literatura e palestras sobre o tema.  

O encontro entre Amanda Françozo e Izabella Camargo ocorreu no Hotel Transamérica, na capital paulista. As duas iniciam a entrevista recordando-se do tempo em que estiveram juntas no programa “Fantasia” do SBT. E na sequência, a entrevistada relembra o início de sua carreira: desde o curso de radialista e locução, passando pela faculdade de jornalismo, e a área de “hard news”. Ela, então, se recorda de um episódio com o produtor musical, Arnaldo Sacomani (morto no ano passado), que a motivou a estudar na área de comunicação. Na época do Fantasia, Izabella se aventurou cantando “Bem que Se Quis”, de Marisa Monte, e sua bela voz chamou a atenção de Arnaldo: 

“O Arnaldo Sacomani me chamou e disse: 'O que você vai fazer quando crescer?' (…). 'Ah, Arnaldo, ainda não tenho certeza'… 'Ah, vai fazer uma faculdade de jornalismo, procura um curso de locutora porque a sua voz, dependendo do que você usar, pode transmitir muita credibilidade e pode fazer muito bem para as pessoas'”, conta Izabella, que também discorre sobre questões do trabalho (organização, horários, tarefas) e vida social, até chegar na mudança de carreira. Amanda pergunta quando ela percebeu que não estava bem psicologicamente e decidiu dar um tempo de seu trabalho no telejornalismo: 

“Isso foi com muita dor. Hoje eu acordo todos os dias pra dizer que é muito melhor uma pausa espontânea, do que uma forçada. Eu digo isso, inclusive, no livro, é muito melhor uma pausa voluntária do que uma pausa involuntária. Mas, então, como você vive em uma sociedade que só te estimula a fazer mais, fazer mais, fazer mais, e aí você se sente até culpado por descansar (…), você vai indo como se nunca nada fosse acontecer com você. Então, antes de eu viver a Síndrome de Burnout, que é um problema de saúde ocupacional, ou seja, acontece dentro do trabalho como qualquer outro… Síndrome de burnout é o esgotamento físico e mental pelo excesso de trabalho. E por que é síndrome? Porque é um conjunto de sinais e sintomas, eles não chegam de repente”, revela Izabella. 

Izabella ainda fala do livro que lançou em 2020: “Dá um tempo – Como encontrar limite em um mundo sem limites". Ela questiona se o tempo está passando muito rápido, se as pessoas estão felizes com o uso que fazem do tempo e se dividem o dia igualmente entre o trabalho, o descanso e o lazer.  

“O prefácio é do Cortella. Essas 150 pessoas são pessoas que marcam os nossos tempos. Então, tem Karnal, tem monja Cohen, tem especialistas, psicólogos e psiquiatras, que explicam porque estamos viciados na internet (…). Aí eu tenho o padre Fábio de Melo, eu tenho Fernanda Montenegro, então, eu tenho pessoas de diversas áreas pra falar da mesma questão: como nós estamos lidando com esse excesso de acessos e como nós podemos passar pelo tempo sem adoecer, ou se adoecermos como a gente pode se recuperar mais rápido possível”. 

De Papo com Amanda Françozo, quarta-feira, às 21h  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato