Série da TV Brasil visita Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, nesta segunda

Divulgação

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra é o destino do episódio da série documental Fortes do Brasil que vai ao ar nesta segunda (11), às 15h30, na programação da TV Brasil. A produção resgata material de acervo, mostra imagens aéreas e traz depoimentos com entrevistas de pesquisadores. O conteúdo está disponível no aplicativo TV Brasil Play.

Com uma área construída de mais de sete mil metros quadrados, a Fortaleza de Santa Cruz fica no bairro de Jurujuba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ela integra um conjunto de fortificações que fizeram a defesa da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, esse sistema conta com dez edificações construídas às suas margens.

A origem da Fortaleza de Santa Cruz remete ao ano de 1555 quando Villegaignon improvisou uma fortificação para a defesa da entrada da Baía de Guanabara. Tomada por Mem de Sá dois anos mais tarde, ela foi ampliada, recebendo o nome "Nossa Senhora da Guia".

A construção passou por reformas e teve seu poder de fogo ampliado por ordem do Vice-Rei Conde de Cunha, visando proteger o embarque do ouro de Minas Gerais, feito no porto do Rio de Janeiro.

Ativa em momentos importantes da história brasileira, a Fortaleza de Santa Cruz ajudou a impedir invasões francesas e holandesas. Enquanto presídio, recebeu figuras ilustres do país como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha.

Durante a República Velha, a construção teve participação também na Revolta da Armada. Já em 1922, na Revolta Tenentista, a Fortaleza de Santa Cruz abriu fogo contra o Forte Copacabana. O seu último disparo, contra o cruzador Tamandaré, foi dado em 1955.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato