Série da TV Brasil visita Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, nesta segunda

Divulgação

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra é o destino do episódio da série documental Fortes do Brasil que vai ao ar nesta segunda (11), às 15h30, na programação da TV Brasil. A produção resgata material de acervo, mostra imagens aéreas e traz depoimentos com entrevistas de pesquisadores. O conteúdo está disponível no aplicativo TV Brasil Play.

Com uma área construída de mais de sete mil metros quadrados, a Fortaleza de Santa Cruz fica no bairro de Jurujuba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ela integra um conjunto de fortificações que fizeram a defesa da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, esse sistema conta com dez edificações construídas às suas margens.

A origem da Fortaleza de Santa Cruz remete ao ano de 1555 quando Villegaignon improvisou uma fortificação para a defesa da entrada da Baía de Guanabara. Tomada por Mem de Sá dois anos mais tarde, ela foi ampliada, recebendo o nome "Nossa Senhora da Guia".

A construção passou por reformas e teve seu poder de fogo ampliado por ordem do Vice-Rei Conde de Cunha, visando proteger o embarque do ouro de Minas Gerais, feito no porto do Rio de Janeiro.

Ativa em momentos importantes da história brasileira, a Fortaleza de Santa Cruz ajudou a impedir invasões francesas e holandesas. Enquanto presídio, recebeu figuras ilustres do país como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha.

Durante a República Velha, a construção teve participação também na Revolta da Armada. Já em 1922, na Revolta Tenentista, a Fortaleza de Santa Cruz abriu fogo contra o Forte Copacabana. O seu último disparo, contra o cruzador Tamandaré, foi dado em 1955.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem