Home Top Ad

Todas as informações sobre o Enem na cobertura multiplataforma da Globo

Share:

Reprodução

Aulas canceladas, escolas fechadas e datas de provas alteradas. A pandemia de coronavírus foi um obstáculo para milhares de estudantes de todo o Brasil que se preparavam para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).  Neste domingo, dia 17, acontece a primeira etapa de provas e para acompanhar a semana decisiva dos estudantes, o jornalismo da Globo preparou uma cobertura multiplataforma, com matérias especiais, análises e debates na TV Globo, na GloboNews e no G1.

Os telejornais da TV Globo trazem as últimas notícias da preparação dos estudantes e a movimentação no dia do exame. O ‘SP1’ também exibe esta semana uma série reportagens com os impactos do adiamento das provas, que originalmente seriam realizadas em novembro de 2020; as mudanças técnicas nos exames deste ano; o perfil dos candidatos no estado, horários e regras dos dias das provas; e entrevistas com professores e especialistas. Na GloboNews, os telejornais terão matérias especiais sobre a preparação dos estudantes, recomendações de professores e entrevistas com autoridades sobre o exame. Por causa das medidas sanitárias de controle da pandemia, a tradicional revisão final das matérias deixou auditórios, teatros e cinemas para ganhar uma versão virtual, com horas de conteúdo transmitido pela internet. No sábado, dia 16, véspera da primeira prova, a GloboNews acompanha os bastidores de um ‘aulão remoto’.

Na segunda-feira, dia 11, entrou no ar uma campanha para destacar a cobertura do Enem realizada pelo G1. Voltado para os estudantes, que terão o desafio de prestar o exame diante de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o filme ressalta, em tom otimista, a importância deste momento para suas vidas. A peça divulga os conteúdos exclusivos, pautados em credibilidade, produzidos para ajudar na preparação dos candidatos. Como as cinco edições ao vivo do ‘Aulão’, que  mostram correções de provas antigas e tiram dúvidas sobre temas das áreas de Humanas, Redação, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e códigos. Ao final da primeira fase, o portal vai esclarecer as principais questões da prova e selecionar as 10 perguntas mais difíceis. O G1 também publicará um gabarito extraoficial feito por professores para auxiliar os alunos com um primeiro resultado; e vai acompanhar a correção das provas em tempo real O aplicativo ‘G1 Enem’, já liberado para os sistemas Android e IOS, ajuda os candidatos com a organização dos estudos e amplia seus conhecimentos com um jogo online. É possível atingir objetivos em diferentes disciplinas, conquistar medalhas e comparar o desempenho com uma rede de amigos.

A semana também tem novidades sobre o Enem nos cinemas. Na quinta-feira, dia 14, estreia o filme “Atravessa a vida”, coprodução GloboNews/Globo Filmes com direção de João Jardim ("Getúlio"). O documentário acompanha a preparação de jovens do ensino médio de uma escola do interior do Sergipe. Enquanto estudantes se organizam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, a produção retrata suas angústias, prazeres, inquietações e conquistas.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.