Câmera Record mostra 24 horas da rotina de uma família que vive em área de risco de deslizamento e relembra os 10 anos da tragédia da Região Serrana do Rio de Janeiro

Divulgação Record TV

Dez anos depois da tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro, em que centenas de pessoas morreram após um deslizamento de terra, o Câmera Record  deste domingo, dia 07/02, relembra tragédias marcantes como essa e revela a situação de famílias que vivem ainda hoje em áreas de risco, expostas ao perigo de grandes enchentes e deslizamento, tão comuns durante o verão. O jornalístico mostra que, em 2021, pouco mudou no país: o ano começou com famílias desabrigadas na região de Embu das Artes, na Grande São Paulo, e muita destruição em Florianópolis, Santa Catarina. Atualmente, mais de 8,2 milhões de pessoas vivem esse drama no País.

No Jardim Peri, na Zona Norte da capital paulista, a equipe do programa registra 24 horas da rotina perigosa de uma família que vive em uma área de risco de deslizamento. Ali, três pessoas vivem numa construção frágil que pode desabar a qualquer momento. Durante o período em que acompanhou os moradores, a repórter Heleine Heringer flagra a apreensão da família durantes uma das fortes chuvas que caíram sobre a região nos últimos dias.

Enchentes e deslizamentos marcam a história do Brasil e deixam marcas profundas. Dez anos depois, o Câmera Record volta ao cenário do que é considerado o maior desastre climático do país. Em 2011, mais de 900 pessoas morreram na Região Serrana do Rio de Janeiro após um grande temporal. Alan Ferreira é um dos sobreviventes. Ele tinha apenas 9 anos, mas se lembra claramente do que presenciou dentro da própria casa. "Não vi mais meus pais, eu acordei preso, soterrado na lama", recorda.

A tragédia de Gisele da Silva Teixeira, mãe de 7 filhos, aconteceu no Guarujá, litoral de São Paulo, mas se repete pelo Brasil há muito tempo. Em um dia de chuva forte, ela viu o lar construído em uma encosta inundar completamente. Com ajuda do marido, Rafael, deixou a própria casa para trás. Quando viu que a família toda estava segura, ele decidiu ir ajudar os vizinhos e nunca mais voltou. "Ele achou que conseguia dar tempo dele correr, né?", relembra, entre lágrimas. 

No podcast da semana, os repórteres Marcus Reis e Vanessa Libório falam sobre os bastidores desta reportagem especial. 

O Câmera Record vai ao ar neste domingo (07/02), às 23h15. A apresentação é de Luiz Fara Monteiro. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato