Curta!On traz documentário sobre o Greenpeace, que faz 50 anos em 2021

Divulgação Curta! On

''Você está com o arpão ou está com a baleia? De que lado você está?'', indaga o ativista do Greenpeace Brian Fitzgerald, em depoimento ao cineasta francês Thierry de Lestrade. A organização — que, em 2021, completa 50 anos de existência — é uma das mais respeitadas do mundo, mas nem sempre foi assim. O longa “A História do Greenpeace”, que acaba de estrear com exclusividade no Curta!On — o novo clube de documentários do NOW, da Claro / NET —, conta como tudo começou, na década de 1970, até os dias atuais. O filme, dirigido por Lestrade, é repleto de imagens de arquivo e conta com entrevistas de integrantes do grupo, vários deles ativos desde sua fundação. No dia 12 de fevereiro, o documentário também estreia no canal Curta!, e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.

No início, o Greenpeace se resumia a um pequeno grupo de hippies canadenses liderados pelo ativista Bob Hunter, que tinha o objetivo de lutar pela paz e pela causa ambiental. Já nos primeiros anos, conseguiram a adesão de pessoas de diversos países, adquiriram seus primeiros barcos e consolidaram a estratégia de chamar atenção para onde ocorriam os crimes ou ameaças ambientais, registrando imagens chocantes que eram veiculadas pela imprensa. No documentário, muitas dessas imagens históricas são apresentadas.

Com o passar dos anos, e após muitas campanhas bem-sucedidas, o Greenpeace foi se tornando propulsor de uma nova mentalidade, que entende melhor a importância da preservação do meio ambiente. Hoje, a organização conta com escritórios em 55 países e milhões de membros espalhados pelo mundo, e encara o desafio de disseminar suas campanhas através das redes sociais e de plataformas como o Youtube.

Foram muitas as lições trazidas pelos 50 anos de atividade do Greenpeace. E, para as gerações futuras, Bill Darnwell, membro do Greenpeace desde 1971, deixa seu recado: “Conecte-se com o que importa para você e com quem você é, e vá mudar o mundo”.

Para quem se interessa por ecologia e natureza, o Curta!On conta com outros documentários e séries sobre os temas. Confira algumas sugestões:

Juntos - A série documental tem o intuito de apresentar e debater teorias e práticas relacionadas à ecologia. Desenvolvida em 13 episódios de 26 minutos, a obra registra ações coletivas voltadas para alimentação, recursos hídricos e saneamento, além de introduzir conceitos como os de permacultura, bioarquitetura e agroecologia. A direção é de Leticia Marques.

Amyr Klink – Mar Sem Fim - Dirigido por Breno Silveira, o documentário retrata a viagem empreendida por Amyr Klink durante a realização do projeto Antártica 360º, uma das maiores expedições marítimas em solitário. Conhecido por suas expedições arriscadas, Klink percorre, em 1998, um trajeto ao redor do mundo, circunavegando a Antártica durante 141 dias ao mar. Amyr Klink foi a primeira pessoa a realizar esse percurso, e o fez a bordo de um veleiro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato