Curta!On traz documentário sobre o Greenpeace, que faz 50 anos em 2021

Divulgação Curta! On

''Você está com o arpão ou está com a baleia? De que lado você está?'', indaga o ativista do Greenpeace Brian Fitzgerald, em depoimento ao cineasta francês Thierry de Lestrade. A organização — que, em 2021, completa 50 anos de existência — é uma das mais respeitadas do mundo, mas nem sempre foi assim. O longa “A História do Greenpeace”, que acaba de estrear com exclusividade no Curta!On — o novo clube de documentários do NOW, da Claro / NET —, conta como tudo começou, na década de 1970, até os dias atuais. O filme, dirigido por Lestrade, é repleto de imagens de arquivo e conta com entrevistas de integrantes do grupo, vários deles ativos desde sua fundação. No dia 12 de fevereiro, o documentário também estreia no canal Curta!, e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV.

No início, o Greenpeace se resumia a um pequeno grupo de hippies canadenses liderados pelo ativista Bob Hunter, que tinha o objetivo de lutar pela paz e pela causa ambiental. Já nos primeiros anos, conseguiram a adesão de pessoas de diversos países, adquiriram seus primeiros barcos e consolidaram a estratégia de chamar atenção para onde ocorriam os crimes ou ameaças ambientais, registrando imagens chocantes que eram veiculadas pela imprensa. No documentário, muitas dessas imagens históricas são apresentadas.

Com o passar dos anos, e após muitas campanhas bem-sucedidas, o Greenpeace foi se tornando propulsor de uma nova mentalidade, que entende melhor a importância da preservação do meio ambiente. Hoje, a organização conta com escritórios em 55 países e milhões de membros espalhados pelo mundo, e encara o desafio de disseminar suas campanhas através das redes sociais e de plataformas como o Youtube.

Foram muitas as lições trazidas pelos 50 anos de atividade do Greenpeace. E, para as gerações futuras, Bill Darnwell, membro do Greenpeace desde 1971, deixa seu recado: “Conecte-se com o que importa para você e com quem você é, e vá mudar o mundo”.

Para quem se interessa por ecologia e natureza, o Curta!On conta com outros documentários e séries sobre os temas. Confira algumas sugestões:

Juntos - A série documental tem o intuito de apresentar e debater teorias e práticas relacionadas à ecologia. Desenvolvida em 13 episódios de 26 minutos, a obra registra ações coletivas voltadas para alimentação, recursos hídricos e saneamento, além de introduzir conceitos como os de permacultura, bioarquitetura e agroecologia. A direção é de Leticia Marques.

Amyr Klink – Mar Sem Fim - Dirigido por Breno Silveira, o documentário retrata a viagem empreendida por Amyr Klink durante a realização do projeto Antártica 360º, uma das maiores expedições marítimas em solitário. Conhecido por suas expedições arriscadas, Klink percorre, em 1998, um trajeto ao redor do mundo, circunavegando a Antártica durante 141 dias ao mar. Amyr Klink foi a primeira pessoa a realizar esse percurso, e o fez a bordo de um veleiro.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem