Documentário 'Acesso Total' acompanha todos os detalhes da temporada do Corinthians

Divulgação Globo

Uma das maiores curiosidades dos fãs de futebol é saber o que acontece além dos 90 minutos de uma partida. O antes e o depois. A preparação para um jogo importante, a euforia de uma vitória e as cobranças de uma derrota. Emoções à flor da pele dentro de um dos maiores clubes do país. Para elucidar essas questões e muitas outras, um projeto pioneiro no país, produzido pelo Esporte da Globo, estreia nesta segunda-feira, dia 1, às 21h, no SporTV e estará disponível na página do SporTV na plataforma Canais Globo. O documentário ‘Acesso Total’ revela os bastidores da temporada do Corinthians. Pela primeira vez, um clube nacional abre as portas sem restrições para uma equipe de TV mostrar, de forma aprofundada, o que acontece em seu dia a dia.
 
“O documentário é um formato no qual o Esporte da Globo investe cada vez mais. Lançamos ‘Doutor Castor’, sucesso absoluto no Globoplay, e agora teremos ‘Acesso Total’ no SporTV. E outras produções estão a caminho. São projetos que reforçam nossa experiência em contar boas histórias, em qualquer tipo de narrativa”, explica Renato Ribeiro, Diretor de Conteúdo do Esporte da Globo.
 
‘Acesso Total’ tem direção e roteiro dos jornalistas Edgar Alencar e Victor Pozella, que nos últimos meses acompanharam cada momento do clube. Decisões que muitas vezes extrapolaram as quatro linhas. Jogadores comunicados de que não terão o contrato renovado. Reunião de diretoria para decidir contratações para a próxima temporada. Eleições presidenciais. Os cinco episódios serão exibidos ao longo deste mês de março, no SporTV. Neste primeiro, será abordada a troca no comando da equipe, com a saída do técnico Tiago Nunes e a chegada de Vagner Mancini, que assume o time em meio à briga contra o rebaixamento. A vitória no clássico diante do arquirrival São Paulo serve com uma injeção de ânimo para sonhar com objetivos maiores no Campeonato Brasileiro. Paralelamente, a equipe de ‘Acesso Total’ acompanha os quatro candidatos à presidência no dia da eleição na sede do clube. Na terça-feira, dia 2, no mesmo horário, o episódio mostra os funcionários que trabalham no centro de treinamento. Histórias de pessoas desconhecidas dos torcedores, que são queridas e fundamentais para o clube funcionar. No dia 8, a goleada sofrida para o Palmeiras, uma ducha de água fria no melhor momento do time na competição. Fora de campo, a diretoria também precisa trabalhar para superar as dificuldades financeiras agravadas pela pandemia. No dia 15, a homenagem preparada quando o goleiro Cássio completou 500 jogos pelo clube. No entanto, a festa não sai como planejada. Pela primeira vez com o novo treinador, duas derrotas seguidas. No último capítulo, no dia 22, o fim do sonho de ficar no grupo dos primeiros colocados da Série A e de voltar a disputar a Libertadores – é a hora de começar o planejamento para renovar o elenco. 
 
“Tínhamos alguns desafios. Os três principais eram: o aspecto técnico da produção. Como conseguiríamos captar as imagens, as conversas, os momentos com naturalidade sem atrapalhar e até intimidar os jogadores, a comissão e a diretoria. Eram questões bem complicadas, desafiadoras e novas; Na parte editorial tivemos de estabelecer uma nova relação com todos esses protagonistas do dia a dia no Corinthians. Uma construção de confiança. Tínhamos de entender o momento certo para nos aproximarmos e, com muita sensibilidade, de nos afastarmos. Conseguimos nos entender muito bem, sem nenhum problema; Por fim, a pandemia. Os protocolos diminuindo a quantidade de pessoas credenciadas nos jogos realizados pela CBF nos obrigaram a buscar saídas criativas para captação de imagens. Câmeras robóticas foram utilizadas dentro do vestiário, já que poucas pessoas tinham acesso ao estádio em dias de jogos”, detalha o diretor Victor Pozella.
 
BATE-BOLA
 
EDGAR ALENCAR  - Diretor e roteirista
 
1 – Como foi acompanhar de perto o dia a dia do clube, frequentar vestiários e ver de perto comemorações e problemas?
Há uma frase famosa que diz que quem está de fora, só conhece 10% do que se passa em um clube de futebol. Foi uma experiência transformadora. Como jornalista, o objetivo é sempre apurar respostas e elaborar análises com densidade. Depois do ‘Acesso Total’, certamente esse repertório ficou mais amplo e consistente. Houve lealdade e transparência de ambos os lados. Ninguém do clube interferiu na produção do conteúdo. O público pela primeira vez vai ter acesso ao dia a dia de um grande clube brasileiro. É um produto interessante não só para o fanático por futebol ou para o torcedor do Corinthians. O ‘Acesso Total’ fala de tática, de estratégias e preleções, mas também de boas histórias. A vida dentro futebol como ela verdadeiramente é.
 
2 - Qual a lembrança que você levará desta experiência?
O universo do esporte é muito rico em histórias e este formato ainda está em uma curva ascendente. É razoável imaginar que teremos mais e mais produtos levando ao público a experiência mais imersiva possível. E isso só aumenta a satisfação da nossa equipe por ajudar a construir essa história no esporte brasileiro. Que venha o próximo. E que seja em breve.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato